Qual a importância do Banco Central?

Neste período conturbado da economia brasileira, os brasileiros têm ficado cada vez mais atentos a assuntos relacionados ao aumento da inflação e da taxa de juros, dado que refletem diretamente no seu cotidiano. Com isso, o Banco Central tem sido um nome cada vez mais citado entre as diversas notícias que saem sobre a economia.

Isso se deve ao fato do Bacen (Banco Central) possuir funções extremamente importantes perante a economia brasileira. No entanto, sua atuação vai até um certo limite, e é isso que será explicado abaixo.

O que é o Banco Central?

O Bacen é uma autarquia anônima, ou seja, um órgão que pode exercer suas funções com autonomia, sem que esteja subordinado a um órgão público ou até mesmo ao governo federal. É responsável por garantir a estabilidade econômica do país através da manutenção do poder de compra da moeda (Real), bem como da regulação do sistema financeiro.

Sendo assim, as instituições financeiras do país dependem de autorização do Bacen para exercer suas atividades, estando sujeitas à fiscalização do Bacen para verificar se suas atividades estão de acordo com o que é definido pela autarquia. Essa regulação é necessária para assegurar direitos da população, além de manter uma concorrência justa entre empresas do setor financeiro.

Quais funções o Banco Central exerce?

O Banco Central é responsável por exercer a política monetária do país, ou seja, isso não significa que ele define quais são as políticas para aquecer a economia, mas sim para garantir que a política monetária seja capaz de garantir a ordem do sistema financeiro do país. Abaixo serão listadas algumas das suas principais atribuições.

Emissão de moeda

Uma das atribuições do Banco Central é a emissão de moeda de forma que satisfaça a demanda de dinheiro para a atividade econômico-financeira do país. Para isso, a Casa da Moeda do Brasil atua junto ao Bacen para realizar a produção de dinheiro.

Sendo assim, quando há essa necessidade, os dois atuam em conjunto, levando em consideração aspectos como: a exigência de circulação da moeda, custos, segurança contra falsificadores e o valor do papel-moeda a ser emitido.

Banco do governo

No papel de banqueiro do governo, o Banco Central possui as contas mais significativas, além de ser responsável por armazenar moedas estrangeiras. Nesse sentido, a boa administração desses fundos é essencial para a condução e regulação do orçamento público.

O Bacen também é responsável por atuar nos leilões de títulos públicos federais em nome do Tesouro Nacional. Os dois também atuam juntos para também acompanhar a execução do orçamento do governo federal e as finanças dos Estados e Municípios.

Execução da política monetária

Esta é uma das funções de mais importância do Banco Central através da adequação dos meios de pagamentos e controle no processo de criação da moeda e do crédito. São exercidas algumas atividades de forma a controlar a inflação, como o aumento da taxa de juros.

Para isso, ele realiza a venda de títulos públicos a uma determinada taxa de juros para atrair uma quantidade de moeda em circulação no país e, assim, diminuir sua movimentação. Quando há necessidade de diminuir a taxa de juros, o processo é de compra dos mesmos títulos.

O post Qual a importância do Banco Central? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.