Connect with us

Economia

Preço médio de carros usados recua pela primeira vez em quase dois anos

Publicado

on

Os brasileiros que compraram veículos usados em abril tiveram uma notícia positiva. Isso porque o preço médio dos carros sofreu a primeira queda mensal em quase dois anos. Pelo menos é o que apontam os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta semana.

De acordo com a pesquisa, o preço médio nacional dos veículos usados recuou 0,47% em relação a março. Embora tenha sido uma queda bem tímida, o resultado foi o melhor em 22 meses, visto que desde julho de 2020 que os preços dos veículos usados só fizeram subir no Brasil.

Por outro lado, o valor médio de veículos novos cresceu 0,44% em abril, na comparação com o mês anterior. Nesse caso, o avanço foi o 20º consecutivo, já a trajetória de alta dos preços dos veículos novos se iniciou em setembro de 2020.

Segundo o IBGE, os veículos usados acumulam alta de 3,36% no ano, enquanto os preços dos novos registram um crescimento de 4,86%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, os carros usados ficaram 15,48% mais caros, enquanto os novos subiram 17,58%. Ambos os resultados superaram a inflação nacional no período, que chegou a 12,13%.

publicidade

Setor se recupera dos impactos da pandemia

A saber, o setor automobilístico mundial ainda sofre com os impactos da pandemia da Covid-19. Aliás, a queda nos preços dos veículos usados é um reflexo da crise enfrentada pelo setor, segundo o pesquisador André Almeida, analista da pesquisa do IBGE.

“Com a pandemia, ocorreu um desarranjo das cadeias globais de produção e, por conta disso, houve falta de peças para a produção de automóveis. Aos poucos, a indústria busca se ajustar ao novo cenário de mercado”, disse Almeida.

Vale destacar que a indústria automotiva está sofrendo há meses com a escassez de peças e componentes eletrônicos. Em resumo, a falta desses itens, que são usados nos veículos, provocou a desaceleração da produção e das vendas do setor nos últimos meses.

Leia Também: Confira algumas dicas do Procon-SP antes de fazer compras online

O post Preço médio de carros usados recua pela primeira vez em quase dois anos apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.