Connect with us

Economia

Preço do leite dispara no Brasil. Entenda os motivos

Publicado

on

A ida ao supermercado tem sido um sofrimento para as famílias brasileiras. E a alta dos preços não está restrita somente à gasolina, itens ligado ao trigo ou aos derivados do petróleo. Isso porque o leite, alimento muito presente na mesa dos brasileiros, também está disparando. Nos últimos 12 meses, o IBGE afirma que o preço do litro subiu 12,10%, em média, no Brasil. Nos quatro primeiros meses desse ano, a alta passa dos 6,5%.

Contudo, o que explica a alta forte dos preços do leite? Para explicar isso, é preciso olhar para a economia internacional e pela crise financeira que estamos vivendo. Além disso, existem algumas dicas que podem ajudar você a economizar nesses momentos.

O preço do leite está disparando

O leite é um dos alimentos mais usados na dieta das famílias brasileiras. Seja no café da manhã, seja na composição de receitas de confeitaria, o alimento é fundamental para muitas famílias que trabalham no setor de alimentos. Contudo, comprar esse produto nos últimos meses tem sido um sofrimento para as famílias brasileiras.

Em 2022, o leite já subiu 6,66%, segundo o IBGE. Economistas afirmam que os custos das empresas do setor estão pressionadas desde 2020. De lá para cá, o preço de produção do leite tem crescido muito. Contudo, as empresas estavam evitando repassar a alta para os consumidores, algo que ficou insustentável no atual cenário. Por isso, a inflação mundial é a principal explicação para o aumento do produto nas prateleiras do mercado brasileiro. Além disso, segundo o Dieese, o preço do litro em São Paulo está em R$5,31, em média.

publicidade

Por isso, é preciso ter algumas estratégias para economizar nesses momentos. Isso porque o preço alto do leite deve continuar nos próximos meses e, com isso, o gasto com esse produto deve se manter nas alturas.

Foto: Reprodução

Como economizar?

Para economizar no leite, algumas estratégias já conhecidas dos consumidores voltam à realidade. Por isso, não é hora de afrouxar a pesquisa de preços nem deixar de lado, totalmente, o consumo do produto. Contudo, algumas dicas podem ajudar você a economizar nesse momento ou, ainda, gastar menos do que poderia.

A primeira dica é diminuir o consumo de leite. Por mais que pareça óbvio, muitas famílias acabam abrindo mão de outros produtos, o que pode não ser saudável. Dessa forma, é importante buscar outras bebidas nas refeições, como sucos no café da manhã. Contudo, para quem tem crianças em casa isso pode ser especialmente difícil. Nesses casos, o ideal é sempre pesquisar preços em diversos supermercados e até mesmo na internet.

Além disso, para quem usa nas receitas, a dica é tentar achar meios de evitar o leite na composição do produto, como na confeitaria. Para isso, é hora de usar a criatividade e, claro, os sites de receitas da internet. Ainda, comprar leite em fardos de 12 litros pode ser relativamente mais barato.

publicidade

Apesar disso, economistas não veem um cenário positivo para o leite no futuro próximo. Por isso, o preço deve ficar nas alturas pelo menos até o final do ano.

O post Preço do leite dispara no Brasil. Entenda os motivos apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.