Connect with us

Sem categoria

Poupança: planejamento financeiro faseado e flexível 

Publicado

on

É possível que você elabore uma poupança focando em seus hábitos de compra e consumo. No entanto, para isso, você deve ter clareza sobre seus objetivos pessoais e separar os seus custos fixos e os seus custos variáveis.

Poupança: planejamento financeiro faseado e flexível 

Você pode utilizar ferramentas de gestão para realizar um planejamento financeiro flexível que conceitue a poupança como o resultado de um processo e não como a finalidade do planejamento.

Faça uma separação de custos e defina metas

É importante que você tenha clareza sobre quais são os seus custos fixos e seus custos variáveis. Dessa forma, você poderá modificar hábitos de forma faseada e resolutiva em longo prazo. Ao obter clareza sobre suas necessidades iniciais, é importante que avalie quais são as possíveis mudanças que podem ser feitas na sua rotina.

Faça trocas viáveis financeiramente 

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tradicional por uma opção de cartão de crédito isento de tarifas. Haja vista, a funcionalidade e a desburocratização de processos oriundos das fintechs. No entanto, dentro do seu processo de poupança planejada, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança.

publicidade

Certamente, você irá economizar valores baixos durante o seu processo. Entretanto, é extremamente importante que você tenha constância e disciplina para direcionar todos os valores economizados.

Visualize o seu processo e foque nos seus hábitos 

Dessa maneira, você estará criando uma visualização tangível que irá reforçar um novo modelo mental no que tange aos seus hábitos de compra e consumo. Com o passar do tempo, você irá questionar naturalmente os seus impulsos de compra e direcionar valores para a sua poupança. Certamente, será possível direcionar valores fixos para essa finalidade e definir metas mais agressivas.

Não abandone o seu processo 

Contudo, o mais importante no seu processo é que você entenda a necessidade de modificar hábitos de forma orgânica; já que ao conceituar a poupança como um sacrifício pontual, você tende a abandonar o seu processo de planejamento financeiro.

Além disso, você deve ser flexível também com seu próprio processo; já que você pode obter sucesso, ainda que o seu fluxo financeiro pessoal ocorra de forma não linear.

Direcione suas finanças de forma positiva em longo prazo

Sendo assim, é importante que você reveja suas metas e modifique seus hábitos de forma planejada, faseada e direcionada. Esse processo é fundamental para que alcance seus objetivos e faça mudanças sustentáveis e saudáveis para suas finanças.

publicidade

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.