Connect with us

Sem categoria

Poupança: o planejamento flexível pode direcionar suas finanças pessoais 

Publicado

on

A viabilização de uma poupança pode ocorrer através de um planejamento financeiro flexível que considere suas particularidades e objetivos em longo prazo.

Poupança: o planejamento flexível pode direcionar suas finanças pessoais 

É importante que você conceitue a poupança como um processo no qual você guardará valores oriundos de mudanças comportamentais. Dessa forma, você poderá criar um caminho sustentável para suas finanças pessoais, sem que torne esse processo uma fonte de autocobrança e estresse.

Mapeie a sua atual situação financeira 

Você pode fazer um mapeamento da sua situação financeira atual com o auxílio de ferramentas específicas, como o Trello, por exemplo. Dessa forma, você poderá obter maior clareza sobre seus objetivos e sobre seus gastos fixos e variáveis.

Mude hábitos nocivos para suas finanças

Posteriormente você deve direcionar metas que considerem modificar comportamentos de rotina. Dessa forma, você irá tirar o foco do seu planejamento financeiro do valor monetário guardado, e irá colocar o seu foco na frequência de depósitos realizados na poupança. Visto que a frequência de depósitos representará uma visualização tangível de seus novos comportamentos financeiramente saudáveis.

publicidade

Faça trocas econômicas 

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tradicional por uma opção de cartão de crédito isenta de taxas cadastrais e anuidades. Dessa forma, você estará gerando economia sem abdicar de serviços bancários relevantes na sua rotina. Considerando o seu processo flexível através da poupança, você deve direcionar os valores economizados para essa objetividade, ainda que sejam valores irrisórios.

Refaça o seu planejamento financeiro periodicamente

Certamente, com o passar do tempo, você irá aderir a hábitos financeiramente saudáveis e abdicar – naturalmente – de hábitos nocivos e de compras feitas por impulso. Dessa forma, você poderá obter maior clareza sobre suas metas financeiramente viáveis, de modo que você poderá focar em valores fixos mensais e em metas mais agressivas.

Não se cobre excessivamente

No entanto, o importante é que você tenha clareza de que é necessário que o seu processo ocorra de forma planejada, porém, orgânica; já que ao se cobrar excessivamente pelo resultado do seu planejamento, você tende a abdicar de controlar a sua rotina financeira. Sendo assim, é necessário que você considere a necessidade deste controle, sem que ele seja rígido excessivamente.

Modifique hábitos e obtenha sucesso em longo prazo

Portanto, diversos fatores impactam o seu planejamento, de modo que é importante que você seja flexível para que você obtenha sucesso em todo o processo de modificar hábitos. Assim será possível que você construa um relacionamento positivo com as suas finanças pessoais em longo prazo. 

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.