Connect with us

Sem categoria

Poupança: faça um planejamento financeiro e modifique hábitos financeiramente nocivos

Publicado

on

Você pode viabilizar uma poupança por meio de um planejamento financeiro flexível que considere suas particularidades, para isso, você deve separar suas metas e observar seus comportamentos atuais.

Poupança: faça um planejamento financeiro e modifique hábitos financeiramente nocivos

Os hábitos de compra e consumo, muitas vezes, estão implícitos na rotina das pessoas. Por isso, a auto-observação faz parte do processo de direcionar uma poupança como o resultado de um fluxo financeiro positivo, e não como único objetivo dentro de um planejamento.

Separe seus custos entre fixos e variáveis

É importante que você tenha clareza sobre seus custos fixos e variáveis. Por isso, você deve fazer uma separação entre os seus custos de manutenção de rotina, como o fornecimento de água, energia elétrica, internet, telefone etc. 

Controle parcelas e pagamentos futuros

De forma sucinta, os demais custos são todos variáveis, ainda que você tenha parcelas no cartão de crédito, por exemplo, já que são custos que tendem a acabar.

publicidade

Defina metas e analise seus hábitos de compra e consumo

Esse cenário  é importante para viabilizar metas, focando nos seus hábitos de compra. Dessa maneira, você irá modificá-los aos poucos, enquanto você direciona os valores economizados para a sua poupança. Para isso, é possível utilizar o Trello.

Certamente, você irá economizar valores baixos. Entretanto, é de grande valia que você não perca o foco no seu fluxo financeiro para que você direcione valores para a sua poupança de maneira orgânica.

Faça trocas econômicas 

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tradicional por uma opção isenta de tarifas. Entretanto, é importante que você guarde o valor que seria referente à mensalidade do cartão.

Visualize o seu processo de forma tangível

Dessa forma, você criará uma visualização tangível muito importante dentro do seu processo. Posteriormente, é importante que você refaça o seu planejamento financeiro, definindo metas agressivas e valores fixos. 

Conceitue a poupança como um processo pessoal

No entanto, é muito importante que a poupança seja mais do que o valor monetário que você guarda. Visto que é importante que a poupança seja um conceito na sua rotina.

publicidade
Construa uma relação saudável com suas finanças pessoais

Dessa forma, você entenderá a construção da sua relação com suas finanças pessoais; já que controlar suas finanças não será um sacrifício pontual, e sim algo que estará na sua rotina. Tal como os seus hábitos que atualmente podem ser nocivos para os seus objetivos em longo prazo.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.