Connect with us

Sem categoria

Poupança: dicas para definir metas de forma flexível

Publicado

on

Você pode economizar na sua rotina e elaborar uma poupança de forma orgânica dentro de um planejamento financeiro flexível. No entanto, é importante que você conceitue a poupança como um processo e não foque no valor monetário guardado.

Poupança: dicas para definir metas de forma flexível

Muitas pessoas abdicam da poupança porque não podem direcionar um valor fixo para essa finalidade. Entretanto, é possível que você conceitue a poupança como uma maneira de lidar com suas finanças pessoais, de modo que você não direcione valores fixos para essa finalidade e defina metas comportamentais. Esse processo pode ser feito de maneira muito simples. É preciso que você separe os seus custos fixos e variáveis e defina suas primeiras metas.

Economia doméstica 

Você pode modificar hábitos dentro da sua rotina e gerar economia. No entanto, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança, ainda que sejam valores irrisórios. Por exemplo, você pode trocar o seu cartão de crédito atual por um cartão de crédito sem tarifas. Dessa forma, você estará gerando economia sem abdicar do serviço bancário.

Visualize o seu processo através de depósitos constantes

No entanto, dentro do conceito de poupança como o hábito de guardar, você deve direcionar o valor que seria referente a tarifa bancária para a sua conta. Dessa forma, você estará criando uma visualização tangível muito relevante dentro do seu processo.

publicidade

É viável que analise a sua rotina e verifique quais são as mudanças que devem ser feitas para que você alcance resultados em longo prazo. Posteriormente, você poderá rever o seu planejamento e modificar suas metas, colocando valores fixos na sua poupança.

Estude a economia e o mercado de investimentos

Além disso, é possível que você conheça o mercado de investimentos e direcione suas finanças de outra maneira, considerando a volatilidade da economia. Entretanto, o mais importante é que você seja flexível com o seu processo e modifique hábitos que sejam financeiramente nocivos. Dessa forma, você poderá construir uma relação positiva com o seu dinheiro, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo.

Seja flexível com o seu processo

É importante que você faça as mudanças necessárias, porém, não faça do seu processo uma fonte de autocobrança. Pois, é relevante que você modifique hábitos, porém, entenda que você pode obter sucesso mesmo que o seu fluxo ocorra de forma não linear. Portanto, não abdique da poupança como um resultado positivo e não deixe de controlar a sua rotina, ainda que você precise refazer o seu  planejamento periodicamente.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.