Portos do mundo sofrem com congestionamento; preços podem subir

A população brasileira está enfrentando a inflação mais elevada dos últimos anos. Para conter essas altas, o Banco Central vem aumentando a taxa de juros no país, que também alcançou o maior patamar dos últimos anos. E a situação pode ficar ainda mais complicada para os brasileiros por causa do cenário internacional.

Em resumo, os portos do planeta estão sofrendo com grandes congestionamentos. Há dois principais fatores que vêm agravando o cenário: os lockdowns na China e a guerra na Ucrânia. E quem mais sofre com essa situação é a população global, que ainda nem se recuperou dos impactos provocados pela pandemia da covid-19.

Por falar nisso, a crise sanitária promoveu o choque inicial nas cadeias globais de suprimentos. Para atender à quarentena, os navios tinham que aguardar por longos períodos para realizar o embarque e o desembarque de mercadorias. Como essa espera encare os itens e atrasa as entregas, a população precisa pagar mais caro para ter os itens.

Lockdowns na China e guerra na Ucrânia agravam cenário

Desde março, a China vem registrando surtos de covid-19 e promovendo lockdowns regularmente. Em suma, os portos da segunda maior economia global são alguns dos mais movimentados do mundo, mas os confinamentos estão reduzindo o tráfego de navios, que sofrem com os congestionamentos.

A China representa 12% do comércio mundial. Portanto, se as mercadorias ficarem presas na China, elas não chegarão aos principais consumidores. Além disso, se um navio começar a demorar mais para chegar até o seu destino em sua viagem, isso causa um grande problema inflacionário”, afirmou Michael Tran, do Royal Bank of Canada, ao CNN Brasil Business.

Além disso, a guerra entre Rússia e Ucrânia, que completou três meses, também pressionam a inflação global. Ambos os países são grandes produtores e exportadores de commodities, itens básicos da alimentação de diversas populações. Contudo, os conflitos estão dificultando a produção e as exportações destes itens, encarecendo-os no mundo.

“Os gargalos nas cadeias de suprimento hoje são diferentes do que eram há seis meses. Há várias versões para isso, mas basicamente, antes eles estavam muito centrados nos EUA, no porto de Long Beach. O que estamos vendo agora é que esses gargalos estão se tornando globais“, disse Tran.

” A guerra entre Rússia e Ucrânia causou um congestionamento muito grande na Europa, assim como os lockdowns na China no continente asiático e, claro, os gargalos nos EUA permanecem”, acrescentou.

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