Pix não entrou na conta? Veja o que fazer!

Desde o seu lançamento, ainda em 2020, o Pix se tornou um dos métodos de pagamentos e transferências mais utilizados pelo mercado, justamente por levar agilidade e rapidez nas negociações.

O sistema criado pelo Banco Central do Brasil, esse recurso permite transferências entre contas em questão de segundos. Porém, existem casos em que a transferência não ocorre imediatamente, o que fazer então nessas horas?

A demora pode indicar uma falha ou erro na transação. Nesses casos, é recomendado esperar alguns minutos para verificar se o dinheiro será creditado na conta ou não. Caso o valor não seja creditado, é importante saber o que fazer a seguir. Nesse sentido, confira algumas dicas a seguir.

Porque o Pix pode demorar até aparecer no extrato?

De acordo com o próprio Banco Central, o tempo médio para que o dinheiro seja creditado é de 10 segundos, independentemente do dia ou horário. Contudo, em alguns casos, o tempo de espera pode chegar a uma hora. Quando isso ocorre, o banco envia um alerta.

Diversos motivos podem influenciar na velocidade da transferência, como instabilidade na conexão de internet e problemas no sistema do banco ou do Pix. Quando isso acontece, a mensagem de que o Pix está em processamento aparece, indicando que a transação demorará um pouco mais que o normal.

A demora pode ser comum em transferências de valores elevados ou em dias em que o sistema esteja mais lento. Se, após uma hora, o valor não for creditado na conta destinada, ele será estornado para a conta de origem. Caso isso não ocorra, é importante entrar em contato com o banco para saber onde o dinheiro está.

Caso o banco não consiga resolver o problema, é possível procurar algumas instituições, como o Procon de seu estado, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE) e o Portal do Consumidor. É importante fornecer todas as informações relevantes do problema.

A possibilidade de ter enviado dinheiro para a conta errada

E se o dinheiro for enviado para a conta errada? Imagine a seguinte situação: você pretende realizar um pagamento, digitar a chave Pix da pessoa que receberá o dinheiro, mas erra um dígito e envia o dinheiro para outra pessoa! O que fazer nesses casos? A primeira atitude é entrar em contato imediatamente com o banco.

A instituição tentará localizar a pessoa que recebeu o dinheiro por engano para corrigir o erro. Caso a pessoa que recebeu a transferência por engano utilize o dinheiro, esse ato pode ser considerado como crime de apropriação indevida.

A máxima “achado não é roubado” não se aplica nesse caso, já que o Artigo 876 do Código Civil determina que “Todo aquele que recebeu o que não lhe era devido fica obrigado a restituir”.

O correto, portanto, é comunicar ao banco ou devolver o dinheiro para a pessoa que realizou a transferência. Caso contrário, o caso pode acabar na justiça e, dependendo do veredito, a pessoa pode ser condenada a uma multa ou até um ano de detenção.

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