Connect with us

Sem categoria

PIS/Pasep: o abono salarial ainda podem ser sacado?

Publicado

on

Os trabalhadores que esqueceram ou preferiram não sacar o abono salarial PIS/Pasep do ano-base de 2019 ainda podem solicitar o dinheiro. Essa parcela da população poderia ter realizado saque entre julho de 2019 e junho de 2020. Contudo, os mesmos terão uma nova chance até o fim do ano.

Deste modo, assim como os que tiveram o abono liberado neste ano, referente ao ano-base 2020, cujo calendário de pagamentos começou no dia 8 de fevereiro, terão a possibilidade de realizar o saque do PIS/Pasep até o dia 29 de dezembro.

Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao abono salarial por meio do telefone 158, ou do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital possui sua versão para Android e iOS. Se o trabalhador já tem o aplicativo, é recomendado ficar sempre atento a versão mais recente da atualização.

PIS/Pasep 2020 é prorrogado

Apesar de ter encerrado o cronograma de pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep pago este ano referente a quem trabalhou em 2020, o governo decidiu liberar os saques até o dia 29 de dezembro. Isso se dá pois, quase 500 mil trabalhadores com direito ao benefício ainda não foram resgatar o abono salarial liberado este ano.

publicidade

De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Previdência, mais de 125 mil trabalhadores da iniciativa privada e 353 mil servidores públicos ainda não realizaram o saque do benefício. Em caso de dúvidas para verificar se possui ou não direito ao benefício, o trabalhador pode baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital em seu celular.

Vale lembrar que têm direito ao abono salarial pago este ano os trabalhadores que: Já exerceram atividade de carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2020; Que receberam em média até dois salários-mínimos por mês em 2020; Que estavam inscritos no PIS/Pasep

Como sacar o valor do Abono PIS/Pasep

Para fazer o saque do valor “esquecido”, o trabalhador precisa fazer uma requisição formal de reemissão. O pedido pode ser feito de duas formas diferentes:

presencialmente, com um documento com foto em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho, ou
pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br, colocando no lugar de “uf” a sigla do estado em que o trabalhador reside

Caso a pessoa tenha pedido a reemissão, a mesma terá até dia 29/12 para sacar. Deve-se lembrar que, se não for realizado o saque, somente poderá fazê-lo no calendário do próximo ano, pedindo novamente a reemissão.

publicidade

Quem tem direito de sacar o valor esquecido?

Possui direito ao valor do abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias naquele ano.

Além disso, é necessário que o trabalhador já tenha se inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos naquele ano, e com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial, conforme categoria da empresa. O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado sendo pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.