Pis/Pasep 2022: Saiba quais são as novidades

O Pis/Pasep 2022 garante o pagamento que não foi efetuado no ano de 2020, sem atrasos ou adiamentos. 

Trabalhadores que não receberam a remuneração do Pis/Pasep do ano de 2020, estão aguardando o recebimento que será feito no ano de 2022. Esse adiamento somente ocorreu devido às dificuldades para liberar o Programa Emergencial de Emprego e Renda. Mas será que haverá um novo adiamento? Confira! 

Pis/Pasep 2022: Novidades referente ao pagamento 

No ano de 2020 o governo encontrou diversas dificuldades para a realização do pagamento do abono salarial aos beneficiários. 

Essas dificuldades ocorreriam devido a falta de fonte de renda para conseguir a liberação do Programa Emergencial de Emprego e Renda. Logo, a falta de pagamento naquela época, culminou no adiamento do abono. 

No entanto, o Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) garantiu que os pagamentos seriam adicionados e que os valores seriam adicionados ao pagamento referente a esse ano. 

Sendo assim, esse pagamento foi reprogramado para o Pis/Pasep 2022, que acontecerá logo no começo do ano que vem. 

Calendário e início de pagamentos do Pis/Pasep 2022 

Apesar da confirmação do pagamento do Pis/Pasep 2022, ainda não há a confirmação de datas referentes a esse novo calendário. Entretanto, o novo calendário pode estar previsto para ser disponibilizado em janeiro do próximo ano. 

Essa data foi escolhida devido ao período em que muitas empresas enviam informações aos trabalhadores, informando quais trabalhadores possuem direito ao abono salarial. 

Sendo assim, pode haver uma liberação do cronograma de pagamento em janeiro de 2022. Já os pagamentos estão previstos para serem realizados em fevereiro do mesmo ano. 

Quem tem direito ao recebimento desse abono salarial?

Para ter direito ao recebimento do Pis/Pasep 2022, é necessário que o trabalhador esteja inscrito no PIS (Programa de Integração Social, há pelo menos cinco anos. Além disso, também precisa: 

  • Ter recebido até dois salários mínimos em 2020;
  • Ter trabalhado de carteira assinada por no mínimo 30 dias em 2020;
  • Garantir que as informações foram corretamente enviadas para a Relação Anual de Informações Sociais.

Quem teve direito e não recebeu no ano de 2020 e este ano, receberá todos os valores no Pis/Pasep 2022, sem mais atrasos. 

Descubra como fazer a consulta desse abono salarial

Todo trabalhador de carteira assinada que se encaixa para ter direito a esse abono pode fazer a consulta facilmente do Pis/Pasep 2022. A consulta pode ser feita: 

  • Através do aplicativo Caixa Trabalhador;
  • Pelo site Caixa Econômica Federal;
  • Através do telefone: 0800 726 0207.

Para os servidores públicos que também possuem direito ao abono, podem realizar a consulta através dos telefones: 

  • 4004-0001;
  • 0800 729 0001;
  • 0800 229 008 (para deficientes auditivos).

Qual o valor a ser pago pelo Pis/Pasep 2022?

Devido ao atraso dos pagamentos, o Pis/Pasep 2022 poderá pagar o valor de até um salário mínimo, podendo chegar a um valor de R$ 1.200 (valor previsto para 2022).

Entretanto, o valor irá depender bastante da quantidade de tempo trabalhado pelo beneficiário. 

Aqueles que trabalharam durante o ano todo, terão direito ao recebimento de um salário mínimo. Para aqueles que trabalharam menores períodos, receberam o valor proporcional do benefício.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.