Connect with us

Economia

Petrobras reduz preço do querosene de aviação; preço das passagens vai cair?

Publicado

on

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (28) um novo reajuste sobre o querosene de aviação (QAV). No entanto, o preço não ficou mais caro, como aconteceu em abril e junho, meses em que a estatal elevou o preço do combustível.

Dessa vez, a Petrobras reduziu em 2,6% o preço médio do QAV no país. Apesar do recuo, o QAV continua acumulando uma alta de quase 60% no ano. Aliás, os altos preços do combustível estavam impulsionando os valores das passagens aéreas, que dispararam em maio, segundo a Anac.

Além do QAV, a Petrobras também reduziu em 5,7% o preço médio de gasolina de aviação (GAV) e em 4,5% do asfalto. Todos esses reajustes se referem às distribuidoras do país. Inclusive, a estatal explicou que há uma fórmula contratual negociada com as distribuidoras para definir os reajustes dos preços dos combustíveis de aviação.

Petrobras REDUZ PREÇO DA GASOLINA pela 2ª vez em 10 dias

publicidade

Consumidor final paga mais caro

Vale destacar que o consumidor final acaba pagando mais caro pelos combustíveis. Em suma, as pessoas não compram estes itens, mas, ao adquirir uma passagem aérea, paga por eles. E o preço fica mais caro pois inclui outras variações, como custos das empresas com mão de obra, transporte, manutenção, operação e margem de lucro.

A Petrobras explicou que comercializa os combustíveis apenas para as distribuidoras. “[Estas], por sua vez, transportam e comercializam o produto para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores. Distribuidores e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento”, disse a empresa.

AUXÍLIO BRASIL de R$ 600 em 2023 é possível?

Passagens podem ficar mais baratas?

Com a alta do QAV, os preços das passagens dispararam no Brasil. Em síntese, cerca de um terço dos custos das companhias aéreas é com combustível. Isso explica a elevação das passagens, uma vez que as empresas também tiveram que pagar mais caro para continuar com a operação.

Agora, com a redução dos preços do QAV, os consumidores torcem para que as passagens aéreas também fiquem mais baratas. Contudo, isso não deverá acontecer, e, caso as companhias repassem essa redução para as passagens, o reajuste será muito pequeno.

publicidade

Como a Petrobras reduziu o QAV em apenas 2,6%, os consumidores deverão continuar pagando caro pelas passagens aéreas.

Leia Também: Quina premia aposta de Guarulhos (SP) com R$ 1,4 MILHÃO

O post Petrobras reduz preço do querosene de aviação; preço das passagens vai cair? apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy