Perdi o cartão do Auxílio Brasil. O que fazer?

O Governo Federal anunciou no início deste mês de janeiro que já começou o processo de entrega do cartão do Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, esses dispositivos só serão entregues para as pessoas que estão entrando no programa agora. Estamos falando de algo em torno de 3 milhões de brasileiros.

Quem faz parte do Auxílio Brasil desde o ano passado, pode seguir usando os mesmos dispositivos que eram usados no Bolsa Família. De acordo com o Ministério da Cidadania, a função dos dois cartões são basicamente as mesmas. Então não há nenhum motivo que justifique a troca dos objetos. Pelo menos não neste primeiro momento.

Acontece, no entanto, que alguns usuários antigos estão dizendo que perderam os cartões antigos. Então essas pessoas querem saber o que vai acontecer com elas. É que nesta situação sabe-se que eles não podem usar esse cartão novo e não possuem mais os dispositivos antigos. O que fazer, portanto , quando isso acontece?

De acordo com o Ministério da Cidadania, pessoas que passam por essa situação podem tentar pedir uma segunda via desse cartão. Para isso, existem três opções. A primeira é ligar para o número 0800 726 0207. Segundo as informações oficiais da Caixa Econômica, é possível pedir um novo dispositivo por este canal.

Além disso, o cidadão pode ainda recorrer a um método mais tradicional e ir direto para um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). É importante que seja o mesmo em que ele fez a inscrição no Cadúnico. Por último, o usuário pode fazer esse pedido indo diretamente em uma agência da própria Caixa Econômica Federal.

Não precisa usar cartão do Auxílio Brasil

Vale lembrar, no entanto, que não é preciso usar o cartão do Bolsa Família e nem mesmo o do Auxílio Brasil para movimentar o dinheiro do programa. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, é possível fazer isso de outras maneiras.

O cidadão pode, por exemplo, usar o aplicativo Caixa Tem para isso. De acordo com o Governo, por lá eles podem mexer na quantia para pagar boletos, fazer transferências e até mesmo fazer compras. Tudo de maneira digital.

Além disso, o saque do dinheiro em espécie também é possível sem o cartão. De acordo com o Governo Federal, para fazer isso basta gerar um código também no Caixa Tem. Então ninguém precisa deixar de receber o benefício por não ter um cartão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.