Connect with us

Economia

Organização financeira: veja dicas para monitorar gastos!

Publicado

on

Se você é uma daquelas pessoas que não vê o dinheiro acabar e não sabe onde está gastando, saiba que é preciso se organizar. Isso porque quando não sabemos como gastamos, muito provavelmente estamos gastando o dinheiro em besteiras e esquecendo fazer a reserva de emergência. Por isso, existem algumas dicas de organização financeira para quem quer saber mais sobre os gastos do mês.

Com elas, você saberá o quanto gasta e onde está indo o seu dinheiro. E você não precisa de ferramentas avançadas para isso. Um lápis e um papel ou, ainda, uma tabela no computador podem ajudar, e muito, você.

Sinais que você precisa se organizar

A organização financeira é extremamente importante para qualquer pessoa. Por isso, mesmo que você não gaste muito no mês ou, por outro lado, mesmo que você gaste muito, saber onde está indo o seu dinheiro é uma excelente forma de economizar. Isso porque, ao saber onde você está gastando, você pode entender onde cortar as despesas.

Normalmente, pessoas desorganizadas financeiramente são aquelas que gastam todo o dinheiro até o meio do mês e não sabem onde está indo seu salário. Por outro lado, pessoas que acham que têm mais dinheiro do que realmente a conta bancária mostra provavelmente estão em uma situação grave. Por último, pessoas que ganham muito pouco e acham que o dinheiro não dá para nada precisam rever a forma como lidam com o dinheiro. Para isso, a solução é apelar para a organização financeira. Segundo o IBGE, mais de 80% das pessoas não organizam suas finanças.

publicidade

Com ela, você entenderá como colocar todos os gastos no papel, separando o dinheiro logo quando ele chegar na sua conta. Dessa forma, você poderá economizar antes de gastar, em vez de fazer o contrário, como a grande maioria das pessoas.

Foto: Reprodução

Dicas de organização financeira

Para ser adepto da organização financeira, basta usar uma folha e uma caneta. Além disso, quem quiser usar uma planilha no computador pode ficar à vontade. Isso porque as técnicas são as mesmas, o que mudará é o local das informações.

Para organizar as finanças, o primeiro passo é saber o quanto você ganha. Pode parecer básico, mas muitas pessoas sequer sabem seus salários. Para os autônomos, é recomendado utilizar o salário médio dos últimos 6 meses como base.

Após isso, você colocará todas as despesas fixas do seu mês. Nessa parte, entram as contas de mesmo valor sempre, como aluguel e condomínio. Para as contas de luz, água e supermercado, que variam de preço, sugere-se colocar a média dos últimos meses. Além disso, coloque demais despesas que, para você, são obrigatórias. É importante que você deixe bem claro o valor e onde é gasto. Após isso, você saberá o valor médio de quanto ganha e de quanto gasta no mês. Se esses valores estiverem próximos, é hora de cortar gastos.

publicidade

Além disso, se você ainda ganha mais do que gasta, é importante que você já coloque nas suas despesas um valor para investimento. Com isso, todos os meses, antes de pagar as contas, você guardará esse valor sabendo que ele não afetará os seus pagamentos. Ao longo do tempo essa organização financeira entrará no seu dia a dia e as suas finanças ficarão sempre no verde.

O post Organização financeira: veja dicas para monitorar gastos! apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.