Connect with us

Economia

O que é taxa de corretagem e como buscar boas condições para investir?

Publicado

on

Você sabe o que é taxa de corretagem? Pois saiba que você não está sozinho! Afinal, muita gente que está pretendendo começar a investir tem dúvidas a respeito dessa e de outras taxas que são cobradas pelas instituições.

Pensando nisso, hoje nós do Brasil 123 vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre taxa de corretagem e como buscar boas condições para investir. Ficou interessado? É só continuar lendo e conferir!

Taxa de corretagem: o que é?

veja como entender taxa de corretagem – reprodução unsplash

Taxa de corretagem é um valor cobrado por muitas corretoras e bancos para emitir ordens de compra e venda para a bolsa de valores. Desse modo, sempre que você comprar ou vender ações na bolsa, terá que arcar com essa taxa.

publicidade

Entretanto, não são todas as instituições que cobram esse encargo. Ademais, ele também não é padrão, ou seja, não é cobrado da mesma maneira por todas as corretoras.

Basicamente, as instituições cobram a taxa de corretagem de quatro modos diferentes, sendo eles:

Taxa de corretagem fixa:

As instituições que cobram uma taxa de corretagem fixa, estipulam um valor que será cobrado sempre que for feita uma ação de compra ou venda na bolsa, seja ela da quantia que for. Então, se você investiu 500 ou 500 mil reais, não importa, o valor da taxa será o mesmo.

Taxa de corretagem variável:

publicidade

Já a taxa de corretagem variável tem valores diferentes de acordo com a quantia investida. Portanto, quanto maior o investimento, maior o valor da taxa.

Taxa de corretagem fixa+porcentagem:

Nesse caso, a instituição cobra um valor fixo do investidor para cada ação feita dentro da bolsa de valores, acrescido de uma porcentagem da quantia que for investida.

Taxa zero:

Como vimos, nem todas as corretoras cobram taxa de corretagem. E as que não cobram, aplicam a chamada taxa zero.

publicidade

Muitas pessoas confundem a taxa de corretagem com a taxa de custódia, mas elas não são a mesma coisa, como veremos a seguir.

Qual a diferença entre taxa de corretagem e taxa de custódia?

Enquanto a taxa de corretagem é um valor cobrado pelas corretoras para cada ordem de compra ou venda na bolsa, a taxa de custódia é uma taxa que o investidor paga para que seus papéis sejam protegidos pela instituição.

Apenas para efeito de comparação, é como se a taxa de corretagem fosse uma passagem de avião que é paga para a corretora levar as ações de um lado para outro, enquanto a taxa de custódia fosse o aluguel pago para que as ações possam morar na instituição.

E entre uma taxa e outra, é preciso ficar atento para não ver os rendimentos dos papéis sumirem, como falaremos no tópico seguinte.

Como buscar boas condições para investir?

É muito importante que você analise todas as condições oferecidas pelas corretoras antes de fechar negócio com uma delas. Afinal, se você não fizer as contas direitinho e comparar com o valor do rendimento dos seus investimentos, pode acabar ficando sem lucro nenhum.

publicidade

Sendo assim, pesquise, leia todas as letrinhas miúdas e só firme uma parceria depois de ter certeza absoluta de que essa instituição é a melhor escolha para você.

Agora que você já sabe o que é taxa de corretagem e como buscar boas condições para investir, coloque essas dicas em prática e evite sustos!

O post O que é taxa de corretagem e como buscar boas condições para investir? apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy