O frio aumenta o preço dos alimentos? Saiba mais

O frio chegou com tudo no Brasil durante esta semana. Porém, além de aumentar a sua vontade de ficar na cama, o frio aumenta o preço dos alimentos! Ficou confuso com esta relação? Continue a leitura do texto que vamos te explicar tudo sobre o assunto.

Por que o frio aumenta o preço dos alimentos?

O frio muitas vezes causa geadas, com isso alguns agricultores podem perder parte de suas lavouras. Produtores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste chegaram a enfrentar perdas milionárias ao ter plantações inteiras congeladas.

Sendo assim, haverá uma redução no número de alimentos vegetais no mercado nos próximos meses. Toda vez que há redução de um produto o preço deste tende a aumentar. É desta forma que o frio aumenta o preço dos alimentos de maneira mais direta.

Porém, se engana quem acredita que apenas os alimentos de origem vegetal vão sofrer um aumento enquanto leite, carne e outros de origem animal tendem a permanecer com o mesmo preço. 

Vale a pena lembrar que muitas lavouras usadas como alimento para o gado também foram danificadas com o frio. Sendo assim, a cadeia de produção de alimentos de origem animal também deve ter um aumento de preço.

Por fim, os alimentos representaram um aumento de 2,73% ao longo do ano. Sendo assim, representam quase metade do valor do índice da inflação, que atualmente é 4,52%.

O frio também aumenta o preço da energia?

De forma indireta, o frio aumenta o preço dos alimentos e com isso gera um efeito cascata em outros setores da economia. Por isso, a perda de algumas lavouras de cana de açúcar pode aumentar o preço do etanol, tornando o transporte de todo material mais caro.

Ao mesmo tempo, a energia que já vem sofrendo aumentos nos últimos meses, tem sua alta indiretamente relacionada. Uma vez que o inverno é a época do ano com menos chuvas e que a maior parte da energia brasileira vem de hidrelétricas, existe uma ligação.

Por fim, o aumento no preço de diversas matérias primas e na energia impacta o terceiro setor. Por exemplo, fica mais caro prestar serviços como um restaurante quando os alimentos e energia aumentam. Sendo assim o preço é repassado ao cliente.

Como lidar com todos estes aumentos?

Algumas dicas para se proteger contra o aumento do preço podem ajudar as pessoas que estão preocupadas nesta situação. Sendo assim, agora que você já sabe que o frio aumenta o preço dos alimentos, escolha produções da época.

 Em outras palavras, as frutas e verduras da estação estarão disponíveis em maior abundância no mercado e por isso devem estar mais baratas. Por isso, pesquise quais são os alimentos que estão tendo sua colheita agora.

Economizar com gastos desnecessários também é uma boa pedida. Sendo assim, tome banhos rápidos e deixe a luz desligada durante o dia, saia de carro também apenas quando for necessário. Com algumas pequenas mudanças de hábito é possível poupar um pouco neste tempo e garantir que o dinheiro não falte.

1 comentário
  1. Antonio Junior Diz

    Não entendo nada de politica. Mas se os governantes investirem nas regioes quentes como o norte e nordeste. Não haverá nenhum problema de carestia em nada.
    Ex: Não fizeram a transposição do rio São Francisco?
    Isso pode servir de mercanismo estrutural para outras saídas substanciais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.