Connect with us

Economia

Nubank vai falir? Ações do banco caem mais de 75%

Publicado

on

O Nubank é, de longe, a instituição financeira que mais cresceu no Brasil nos últimos 5 anos. Ao vir de um patamar desconhecido para se tornar um dos bancos mais populares do Brasil, o “roxinho” atraiu a admiração de muitos clientes, mas também de muitos investidores. Contudo, depois de abrir o capital na bolsa americana, parece que o encanto acabou.

Desde que lançou suas ações, no dia 10 de dezembro, a empresa já perdeu quase 70% do valor do mercado. O caso de seus BDRs é ainda pior: queda acumulada de 75,22%. Com isso, crescem os rumores de que o Nubank vai falir. Mas será que é verdade tudo isso que estão falando por aí? Ouvimos a opinião de alguns analistas do mercado.

O caso do Nubank

O Nubank é um banco digital que nasceu para desburocratizar o mercado financeiro. Ao se propor a ser exatamente o oposto do que os bancos tradicionais são, a empresa começou a trabalhar com taxas menores que a do mercado, além de usar um tom de voz amigável com os clientes, que agora já são mais de 40 milhões de pessoas.

E no início, fazer parte da turma do Nubank era algo exclusivo. Isso porque você deveria ser convidado por algum cliente. Após receber o convite, o banco fazia uma análise de crédito para saber se liberaria apenas o cartão de débito. Apenas para os clientes mais antigos que o cartão de crédito era liberado. Com isso, criou-se uma ideia de que era um banco diferenciado e também exclusivo.

publicidade

Contudo, o intuito de crescer fez com que essas regras caíssem por terra. Agora, qualquer pessoa que abrir conta no banco tem acesso imediato a um cartão de débito. O crédito ainda passa por análise. E com esse crescimento todo, o Nubank chegou à bolsa de valores em dezembro do ano passado, sendo o lançamento mais esperado da década. E decepcionou.

Foto: Nubank

Pode fechar as portas?

As ações do Nubank acumulam uma queda de 70% desde que foram lançadas. Além disso, se pegarmos o retorno dos BDRs, a queda é de 75,22% até o fechamento desse dia 25. Com isso, além de ser o lançamento mais aguardado, é também um dos casos de maior decepção dos últimos tempos das bolsas de valores.

Contudo, especialistas não acreditam que o banco vá fechar as portas. Isso porque o fato de o Nubank não dar lucro, com exceção do último trimestre, é uma questão estratégica. De forma geral, o banco toma dinheiro emprestado para aumentar as suas operações. No último ano e em 2022, o roxinho já tem serviços de corretora e também de câmbio, e vem aumentando cada vez mais serviços, como o NuTap.

Por isso, a queda das ações vem de dois fatores: o lançamento das ações acima do que realmente vale a empresa, além de um cenário pessimista em relação à concorrência. Além disso, a bonificação extremamente alta dos diretores executivos afastou muitos investidores, o que também fez o banco perder valor.

publicidade

De uma forma geral, ainda segue sendo um bom banco para ter serviços financeiros. Contudo, analistas não dizem o mesmo a respeito das ações da empresa, que devem seguir se desvalorizando.

O post Nubank vai falir? Ações do banco caem mais de 75% apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.