Nubank anuncia que pode entrar no mundo da criptomoeda
A fintech brasileira Nubank pode entrar em breve no setor de educação financeira para empresas e consultoria em criptomoedas. A informação é do site Livecoins, que encontrou um curioso registro da companhia no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
De acordo com a página, o Nu Pagamentos fez o registro de uma marca chamada Nuversity, que envolve “consultoria comercial na área de tecnologia de protocolo de confiança e criptomoedas”.
O registro indica ainda que a plataforma seria responsável por atividades de marketing, publicidade e prestação de serviços informativos na área, além de análise de dados e aconselhamento a empresas.
O registro foi iniciado nos últimos dias de dezembro de 2021 e, assim como todo registro de patente ou marca, não significa necessariamente que um serviço assim será de fato lançado pela companhia. Interessados em contestar o registro têm um prazo de 90 dias para entrar com um protocolo e, depois da data, o processo é oficializado.
Por enquanto, o Nubank ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Ainda assim, vale ressaltar que a empresa constantemente está lançando novos serviços, tanto para clientes de seu app quanto para investidores.
O que são as criptomoedas
Uma criptomoeda ou cibermoeda é um meio de troca, podendo ser centralizado ou descentralizado que se utiliza da tecnologia de blockchain e da criptografia para assegurar a validade das transações e a criação de novas unidades da moeda.
O Bitcoin, a primeira criptomoeda descentralizada, foi criado em 2009 por um usuário que usou o pseudônimo Satoshi Nakamoto. Desde então, muitas outras criptomoedas foram criadas. Mais recentemente, tem-se assistido a um fenômeno de explosão de inúmeros tokens que têm sido criados com base no protocolo do Ethereum, principalmente após a onda massiva de Ofertas Iniciais de Moedas (usualmente referida como ICO, do inglês Initial Coin Offering) que ocorreu em 2017.