Novo RG: Veja quando será necessário atualizar o documento

O Governo Federal anunciou o lançamento da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) há alguns meses, no entanto, nem todos os estados começaram a emitir o documento.

De acordo com as informações, o Acre, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal vão começar a emissão da nova versão do documento a partir do dia 4 de agosto.

Os demais estados têm até março do próximo ano para se adequaram ao novo sistema e passarem a emitir o novo Registro Geral (RG).

Preciso trocar meu RG agora?

O Governo Federal informou que  “a substituição será feita de forma gradual e gratuita. É importante ressaltar que a identidade atual continua válida até 2032. A troca será gradual e sem atropelos”.

A nova CIN terá duas versões disponíveis, sendo a física e outra digital. O formato online ficará acessível somente após a emissão da carteira física, por meio do aplicativo Gov.Br.

NOVO AUXÍLIO EMERGENCIAL para taxistas deve ser lançado pelo Governo Federal

Passaporte

Outra grande novidade diz respeito ao novo modelo de passaporte, utilizado em viagens internacionais. A nova versão do documento fica disponível a partir de setembro de 2022.

“Além de moderno, o novo passaporte traz mais itens de segurança, pois alguns foram inseridos e outros atualizados”, detalha o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Por fim, é importante frisar que o documento de viagem continuará com o valor de R$ 257,25, mesmo após a atualização. Sua validade também segue sendo de 10 anos.

NOVO AUXÍLIO BRASIL DE R$600: Preciso me inscrever para receber o aumento?

Mudanças na CNH

A nova habilitação entrou em vigência no dia 1º de junho deste ano. Como o RG, o novo documento está sendo implementado aos poucos, na medida em que os condutores emitem oficialmente um novo documento ou renovem as suas carteiras.

As principais alterações na CNH consistem nos seus aspectos visuais e de segurança. A nova versão terá a predominância das cores verde e amarela e uma tabela para identificação da categoria do veículo.

Veja as mudanças no documento a seguir:

Assinatura na parte inferior da foto do motorista;
Impresso predominantemente nas cores verde e amarelo;
Holograma na parte debaixo do documento;
Nova CNH impressa com tinta fluorescente;
Itens que ficarão visíveis sob luz ultravioleta;
Letra P indicando “Permissão” para documentos temporários e letra D indicando documentos “Definitivos”.
Quadro com silhueta do veículo indicando a categoria da habilitação;
Quadro de observações com informações médicas e profissionais, se for o caso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.