Connect with us

Sem categoria

Novo RG e nova CNH 2022: Como solicitar os documentos em 2022?

Publicado

on

A nova Carteira de Identidade (RG) e a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão com novos formatos neste ano de 2022. Ademais, é importante salientar que as novas versões já estão em vigor.

Antes de mais nada, é importante destacar que as mudanças estão sendo feitos com o objetivo de facilitar a identificação do cidadão. Além disso, os novos documentos têm o objetivo de garantir mais segurança aos cidadãos.

O novo Registro Geral (RG) tem como objetivo, ainda, acabar com a diferença dos números entre os estados. O novo documento terá apenas o número do CPF.

Já na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), as alterações foram realizadas de acordo com a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), divulgadas por meio da Resolução 886.

publicidade

Novo RG

Antes de mais nada, é importante destacar que a nova versão do Registro Geral (RG) vai contar com informações adicionais a respeito do trabalhador. Segundo o Governo, o documento agora vai contar com número do CPF, Certidão de Nascimento e dados da CNH.

Ademais, uma outra funcionalidade vai permitir que os cidadãos não precisem portar o documento físico em mãos. Acontece que a versão digital do documento está também habilitada para consulta via aplicativo oficial.

A implementação do novo RG já começou e seguirá até 06 de março de 2023. Esse foi o prazo concedido pelo Governo para os órgãos expedidores de cada estados se adequem às mudanças (como naturalidade, identificação de doador de órgãos, grupo sanguíneo, além de identificação via QR Code).

Por fim, é importante destacar que a solicitação do novo documento, a princípio, deverá ser realizada aos cidadãos que precisam atualizar o documento ou pedir sua reemissão. Neste caso, você deverá apresentar a sua Certidão de Nascimento ou Casamento e já ter realizado o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral.

Prazos de validade

A seguir, confira os prazos de validade do RG, sendo considerados alguns critérios:

publicidade

Crianças de 0 a 12 anos – validade de 5 anos;
Pessoas de 12 a 60 anos – validade de 10 anos;
Idosos com mais de 60 anos – validade por tempo indeterminado.

Confira as principais alterações no RG:

Autenticação do documento através do QR CODE;
Biometria obrigatória (impressão digital da pessoa);
Identificação se o titular é doador de órgão ou não;
Constará a naturalidade do cidadão;
Adoção do padrão internacional código MRZ (mesmo código que contém nos passaportes);
Presença do grupo sanguíneo e fator RH no documento; e
Uniformização da Carteira de Identidade para todo território nacional.

Nova CNH 2022

A nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também conta com um novo modelo, que passou a vigor agora no mês de junho. O novo documento trouxe alterações no visual, que incluiu novas informações a respeito do motorista.

A partir de agora, o cidadão vai notar a presença da letra “P” (habilitação temporária), e “D” (Habilitação Definitiva). O novo modelo vai contar com cores predominantes verde e amarelo, com a bandeira do Brasil.  A Tinta fluorescente e papel de segurança. O formato é similar ao padrão internacional, ao trazer a possibilidade de identificação em mais de um idioma.

Quando o motorista precisa trocar sua CNH?

A troca da CNH, vale destacar, não é imediata. Neste caso, deverá ser trocado nas seguintes situações:

publicidade

renovação; ou
emissão de segunda via.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, a troca imediata da versão antiga para a nova ainda pode ser feita dentro do prazo de validade do documento.

Alterações na CNH

Veja as mudanças que aconteceram na nova CNH:

Assinatura abaixo da foto do motorista;
Holograma na parte inferior;
Letra “P” para permissão e letra “D” para definitiva;
Quadro com contorno do veículo indicando a categoria da habilitação;
Informações médicas e profissionais, se necessário.

Novo visual

O novo modelo da carteira de habilitação vai acabar com o predomínio da cor verde. Agora, o documento passará a ter tanto a cor verde quanto amarela. Conforme o novo documento oficial, na parte inferior, o documento terá a inserção da assinatura do motorista logo abaixo da foto.

publicidade

No mais, o documento terá muitas mudanças. Dentre elas, um quadro com silhuetas de veículos que os motoristas estão habilitados a dirigir. A CNH terá, ainda, um quadro de observações para informar possíveis restrições médicas ou se o condutor exerce atividade remunerada como motorista.

Por fim, o novo modelo da CNH não terá alterações na validade da habilitação. Sendo assim, o documento continua com prazo de validade de dez anos para condutores com idade inferior a 50 anos, bem como cinco para os condutores de 50 a 69 anos e três anos para quem tem 70 anos ou mais.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.