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Novo RG DIGITAL 2022: Quando eu devo pedir e como emitir o novo documento

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Cidadãos brasileiros já podem emitir a nova Carteira de Identificação Nacional, criada para unificar as principais informações de uma pessoa em um único documento. O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é o número principal do RG Digital.

O Governo Federal pretende liberar um aplicativo chamado Documento Nacional de Identificação (DNI), para que os cidadãos tenham acesso a todas informações/documentos por meios digitais.

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Novo RG digital

A nova carteira poderá ser a autenticada através do QR Code, que funcionará mesmo off-line. Além disso, por permitir a validação eletrônica, o documento é considerado mais seguro e reduzirá os casos de falsificação por golpistas e estelionatários.

Outra mudança que chama bastante é o CPF ser considerado o registro principal. Logo, o número poderá ser utilizado em certidões de nascimento, casamento e óbito, bem como em carteira de trabalho, CNH, entre outros.

No mais, o novo RG poderá ser utilizado como passaporte para viagens nos países do Mercosul. A possibilidade é dada por meio da emissão do código MRZ (Machine Readable Zone), estilo padrão internacional.

Cabe salientar que o novo documento terá informações adicionais. Veja o que pode ser encontrado no RG Digital:

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Assinatura do titular;
Data de nascimento;
Filiação;
Foto 3×4;
Grupo sanguíneo e fator RH;
Identificação se o titular é doador de órgão ou não;
Impressão digital do polegar direito;
Naturalidade;
Nome completo;
Número de identificação;
Órgão expedidor do documento.

Quando devo trocar o meu RG antigo pelo novo?

Os brasileiros não precisam se precipitar para trocar o antigo modelo do RG para o novo. Em suma, o documento antigo só deve ser trocado pelo novo quando o mesmo vencer ou em casos de primeira via. No que se refere ao vencimento:

Crianças de 0 a 12 anos – O RG atual ainda terá validade de 5 anos;
Pessoas de 12 a 60 anos – O RG atual ainda terá validade por 10 anos;
Idosos acima dos 60 anos – O RG atual terá validade por tempo indeterminado.

Diante de tais informações, o novo documento só será obrigatório para o público em 2032, quando todo o adulto com o prazo de 10 anos para o vencimento tiver expirado.

Como tirar a nova Carteira de Identidade?

A emissão do novo RG digital começou desde o dia 1º de março. No entanto, os institutos de identificação dos estados terão um prazo para que se adaptem ao novo documento. Dessa forma, apesar de já estar em vigor, os estados ainda estão o implementando ao sistema.

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É importante ressaltar que o novo documento só será emitido pelos cidadãos que já possuem cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros institutos de identificação. Ou seja, deve ser solicitado por pessoas que tiveram as impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).

Todavia, inicialmente será necessário instalar o aplicativo do DNI (Documento Nacional de Identidade). Ao abrir a plataforma, o cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando o CPF; nome completo, filiação, data de nascimento, e-mail e número de telefone.

Por fim, será preciso pedir o documento em um ponto de atendimento, físico ou virtual, disponível. Neste sentido, a carteira será emitida fisicamente pela Secretaria de Segurança Pública do estado.

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