Connect with us

Sem categoria

NOVO RG 2022: Brasileiros podem emitir documento a partir do dia 4 de agosto

Publicado

on

O Governo Federal divulgou o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e do Passaporte. A nova versão do Registro Geral será emitida em alguns estados a partir do dia 4 de agosto, em um único modelo. Já o passaporte, só deve ser liberado no mês de setembro.

Entre os estados que vão emitir a nova identidade a partir do dia 4 de agosto estão o: Acre, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os demais estarão aptos a emitirem o novo documento a partir de março de 2023.

Segundo o anúncio do Governo Federal, o novo modelo permitirá, de forma mais prática, a identificação dos cidadãos. “A substituição será feita de forma gradual e gratuita. É importante ressaltar que a identidade atual continua válida até 2032”, disse o governo.

Auxílio Brasil: Veja em quais situações é possível ter o benefício cancelado

publicidade

Confira as mudanças mais relevantes feitas na CIN:

Utilização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número principal;
Autenticação do documento através do QR Code;
Biometria obrigatória (impressão digital da pessoa);
Identificação se o titular é doador de órgão ou não;
Constará a naturalidade do cidadão;
Adoção do padrão internacional código MRZ (mesmo código que contém nos passaportes);
Presença do grupo sanguíneo e fator RH no documento;
Uniformização da Carteira de Identidade para todo território nacional.

Novo passaporte

Além da nova versão do RG, o Governo Federal também anunciou o lançamento de um novo modelo de passaporte. Em suma, o documento manterá o brasão da República na capa e trará uma série de novidades internas.

Segundo a equipe técnica brasileira, a Icao (International Civil Aviation Organization), instituição das Nações Unidas que padroniza documentos de viagem, recomenda que o passaporte deve ser trocado a cada dez anos.

O documento brasileiro era o mesmo desde 2006, ou seja, estava em vigência há 16 anos. Os novos dispositivos de segurança do passaporte foram feitos em acordo com a Casa da Moeda, Polícia Federal e Itamaraty.

No que se refere a emissão do novo documento, começará no mês de setembro deste ano. O procedimento para a retirada será o mesmo que o atual. O valor também permanece o mesmo, sendo de R$ 257,25.

publicidade

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy