Novembro registra aumento de 15,1% na produção de veículos

As montadoras instaladas no país produziram 206 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em novembro, um crescimento de 15,1% sobre outubro, mas queda de 13,5% no comparativo com o mesmo mês de 2020, informou nesta segunda-feira (6) a associação que representa o setor, Anfavea.

Na relação anual, a queda na produção foi puxada pelo segmento formado por carros e comerciais leves, que teve um recuo de 15,5%. O segmento exige um maior volume de componentes como semicondutores, escassos na indústria mundial desde o fim do ano passado, segundo a Anfavea.

Já os caminhões seguiram em expansão, com alta de 25,3% na produção, enquanto o segmento de ônibus apurou nova retração, de 7,2%, na comparação com novembro do ano passado, ainda atingido pelos impactos da pandemia.

As vendas tiveram incremento de 6,5% no mês passado sobre o anterior, para 172,96 mil veículos, mas na comparação com novembro de 2020 o volume representa uma queda de 23,1%, segundo os dados da entidade.

A indústria nacional registrou quedas de 6% nas exportações de veículos montados em novembro ante outubro e de 36,3% ante novembro do ano passado, para 28.018 unidades.

O nível de emprego se manteve estável em novembro ante outubro, a cerca de 102,6 mil postos de trabalho ocupados, avançando 1% sobre novembro do ano passado.

IPVA 2022 já pode ser consultado

Você sabe quanto vai ter que pagar de IPVA 2022? Separamos algumas informações importantes, que inclui data de pagamento e valores para o próximo ano.

Todos os anos, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pesa no bolso dos condutores brasileiros. O tributo, que incide nos estados e Distrito Federal, é calculado com base no valor de mercado dos automóveis, na média de 3% do preço do bem.

Para determinar o valor de mercado de um veículo, é usada a cotação feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Tabela Fipe). A conta vale para os veículos usados, cujo cálculo do imposto utiliza o preço médio praticado no mercado ao final do ano anterior ao da cobrança do IPVA.

Para calcular valor do seu IPVA, basta o condutor multiplicar o valor de mercado do veículo pela alíquota do seu Estado.

Para consultar o IPVA, basta o condutor acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.