InícioFinanças PessoaisNovatos na bolsa: dicas de ouro para começar

Novatos na bolsa: dicas de ouro para começar

Você é um novato na bolsa de valores? Se a resposta é sim, saiba que existem alguns conceitos e práticas cruciais que podem definir o seu sucesso nesta aplicação financeira. Portanto, é importante entrar neste mercado sabendo o máximo possível.

No texto a seguir você encontra um guia para os novatos na bolsa. Por isso, caso seja um iniciante não deixe de ler nosso texto. Se proteja de riscos e entre no mundo da renda variável para ganhar.

Trade x investimentos

Em primeiro lugar, todo novato na bolsa deve saber a diferença entre estes dois modos de se investir. Por isso, é importante ter em mente que trades são operações de curto prazo. Por outro lado, investimentos devem ter uma duração bem mais longa.

Sendo assim, um trade deve ter como objetivo a venda da ação ou ativo em um período como 2, 3 ou 5 dias. Enquanto isso, os investimentos podem ser de 5 ou 10 anos.

Para fazer trade é necessário analisar quais ativos estão em baixa mas devem ter um grande ganho em pouco tempo. Já para investimentos, o indivíduo deve analisar demonstrativos financeiros como balanço da empresa, fluxo de caixa, pesquisar sobre o futuro do mercado em que a empresa está, etc. Somente com estes indicadores se pode fazer um investimento em ações que vão valorizar a longo prazo.

Conheça o mercado

Os novatos na bolsa de valores devem buscar informações sobre os mercados que estão entrando. Por isso, mais do que apenas estudar economia, é preciso conhecer cada um dos ramos nos quais você coloca seu dinheiro.

Caso vá investir em uma construtora, estude o mercado imobiliário, como está a venda de imóveis? Quais são as previsões para o futuro desta área?

Somente assim é possível comprar na baixa e vender na alta. As informações sobre diferentes mercados vão te ajudar a saber quando é o momento em que ativos de um determinado mercado estão baratos, mas ainda irão valorizar.

Não seja cabeça dura

É importante saber a hora de vender um ativo em momentos que este representa um prejuízo. Por isso, quando um investimento na bolsa de valores começa a se mostrar como desvantajoso e sem expectativa de melhora é melhor vender rapidamente este. 

Muitos novatos na bolsa de valores tendem a segurar uma ação quando esta dá prejuízo na esperança que um dia esta valorize de novo. No entanto, o prejuízo pode aumentar ainda mais. Sendo assim uma perda que poderia ser de um valor baixo se torna uma perda ainda maior.

Não seja ganancioso

Quando ainda se é novato na bolsa procure não ser ganancioso. Em outras palavras, é melhor não tentar vender seus ativos na máxima, isso porque você pode acabar perdendo este momento e ser obrigado a vender após uma queda.

Por isso, defina uma certa margem de lucro desejada e venda neste momento, quem espera um lucro muito grande pode sair prejudicado. Ao mesmo tempo, também não é necessário comprar ativos apenas no menor preço possível. Quando perceber uma queda segura realize a compra antes que estes voltem a subir.

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDOS