Connect with us

Sem categoria

NIT e PIS são a mesma coisa? Saiba um pouco mais sobre esses números de inscrições trabalhistas

Publicado

on

Os procedimentos relacionados aos benefícios trabalhistas podem gerar muitas dúvidas nos cidadãos. Cheio de siglas e detalhes, cada um possui uma função e é direcionado para um benefício em específico. Por exemplo, NIT e PIS são a mesma coisa? Descubra a resposta na matéria desta quinta-feira do Notícias Concursos.

O PIS/Pasep são coisas diferentes mesmo parecendo que estão vinculados. Cada um serve para uma categoria de trabalhador. Para nos deixar ainda mais confusos há também o NIT. Mas, afinal de contas, NIT e PIA são a mesma coisa? Esclareça suas principais dúvidas acerca dessas siglas.

Então, veja: Quem tem direito à justiça gratuita? Saiba mais

Significado e funções das siglas

O PIS significa Programa de Integração Social, e de acordo com site da Caixa Econômica Federal, é voltado para as pessoas que trabalham na iniciativa privada. Com a criação efetivada através de Lei Complementar no ano de 1970, o PIS garante, então, o acesso aos trabalhadores desse setor a diversos benefícios do Governo.

publicidade

Simultaneamente foi criado o Pasep, que é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Ou seja, ao contrário do PIS, que é para trabalhadores da iniciativa privada, o Pasep é voltado para os funcionários públicos.

O NIT, por outro lado, significa número de registro do trabalhador. Ele tem o direcionamento voltado para o autônomo que se cadastra para o pagamento da Previdência Social. Ou seja, ele é uma espécie de cadastro gerado pelo e-social para as pessoas que não têm vínculo empregatício com nenhuma empresa.

Portanto, confira: BPC pode ter a carteira assinada? Saiba a resposta

NIT e PIS são a mesma coisa? Saiba um pouco mais sobre esses números de inscrições – Sefaz trabalhistas

NIT e PIS são a mesma coisa? Veja as principais diferenças

De forma simplificada, o NIT é uma espécie de PIS para as pessoas que não têm carteira assinada, mas são autônomas. Essa é uma forma de entender melhor essas inscrições. Entretanto, isso não implica que eles têm os mesmos benefícios.

publicidade

Ao realizar o cadastro no NIT a pessoa passará a contar com os benefícios providos pela Previdência, como aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, entre outros. Se esse trabalhador tiver sua atuação voltada para empresas privadas, o NIT se integrará ao PIS. Caso entre para algum cargo público, o mesmo acontecerá com o Pasep.

Assim, respondendo à pergunta “NIT e PIS são a mesma coisa?”, concluímos que as inscrições têm pontos de contato e discordâncias, portanto não são a mesma coisa. Suas funções são distintas e servem para diferentes categorias de trabalhadores.

Dessa forma, veja: Como consultar contas de FGTS: veja como fazer e o quanto pode sacar

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.