Mostarda começa a sumir na França e levanta preocupação

Muitas famílias no Brasil têm visto alguns produtos sumirem aos poucos de seu armário, em alguns locais, não estão nem mesmo disponíveis nas prateleiras do mercado. Contudo, algumas famílias francesas têm experimentado este mesmo fenômeno com a mostarda.

Para se ter ideia do quão preocupante isso é, a França tem a fama de ser a maior consumidora do condimento. E a sua relação com a mostarda é de longa-data, de modo que, o povo a consome desde a idade média. Assim, já dá para entender que este é um complemento tradicional de qualquer família. Porém, nas últimas semanas, muitas pessoas estão com dificuldade de encontrar o produto à venda.

Veja também: Sebrae oferece 12 cursos presenciais e online até dezembro

2021 foi ano que o Canadá exportou menos mostarda nos últimos 5 anos

Além de ser um efeito apontado pelo povo, até as instituições se manifestaram sobre o atual cenário da França frente ao produto. Um porta-voz do Ministério da Agricultura do Canadá, em entrevista à CNN, esclareceu que:

“O Canadá exportou 157 toneladas de sementes de mostarda para a França em 2021, uma queda de 80,0% em relação a 2020 e uma redução de 94,9% em relação à média de cinco anos”.

E embora tenhamos experimentados anos bem incertos desde 2020, o maior agente responsável pela falta do produto é a condição climática. O mesmo porta-voz destacou:

“em 2021, as pradarias, onde a semente de mostarda é cultivada principalmente, experimentaram condições extremas de seca, o que levou a uma redução significativa nos rendimentos”.

Este seria outro sinal da natureza para deixar claro que as nossas atitudes em relação ao planeta e seu ecossistema têm efeito direto na nossa vida.

Você vai se interessar: Golpe do PicPay: Veja como você pode evitá-lo sem segredo

O conflito na Ucrânia também tem efeito na exportação do grão

Além da pandemia e as situações climáticas que atingiram os campos de plantação de mostarda, há também um conflito que se estende durante os últimos meses. Desse modo, a Ucrânia que também exporta grãos para a França encareceu o seu produto, o que impactou o preço do produto final que chega ao consumidor.

Então, não somente há uma menor disponibilidade do produto, como também houve um encarecimento dos que estão disponíveis. Assim, esta demanda ao longo prazo pode fazer com que o preço também encareça nas prateleiras brasileiras, caso, as exportações direcionadas para o país sejam redirecionada para a França.

Já conferiu? Produção industrial cai em 10 dos 15 locais pesquisados em junho

O post Mostarda começa a sumir na França e levanta preocupação apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.