Connect with us

Economia

Micro e pequenas empresas geram 88,9% dos novos empregos em março

Publicado

on

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) informou nesta quinta-feira (5) que as micro e pequenas empresas (MPE) do país geraram 121 mil novos postos de trabalho em março deste ano.

A saber, as vagas criadas por MPE representaram 88,9% do volume total de postos de trabalho criados nos empreendimentos de todos os portes do país. Em outras palavras, as micro e pequenas empresas geraram quase nove a cada dez vagas de emprego em março.

As informações do levantamento do Sebrae se basearam em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Aliás, o país criou 136,1 mil empregos no setor privado em março, número bem inferior às vagas geradas em fevereiro (329,4 mil).

Setor de serviços se destaca mais uma vez

De acordo com o Sebrae, o setor de serviços foi o destaque das micro e pequenas empresas no terceiro mês deste ano, assim como ocorreu em fevereiro. Em resumo, os empreendimentos do setor contrataram 74,255 mil trabalhadores em março. Com isso, o número de postos de trabalho criados no primeiro trimestre no setor de serviços chegou a 273,698 mil.

publicidade

O comércio brasileiro também vem se destacando no começo deste ano, mas de maneira negativa. Segundo o Sebrae, tanto as MPE quanto as médias e grandes empresas (MGE) fecharam o primeiro trimestre com saldos negativos de contratação.

Enquanto as médias e grandes empresas registraram 43,361 mil desligamentos, as micro e pequenas empresas apresentaram um saldo um pouco melhor, com 17,434 demissões nos três primeiros meses deste ano.

No acumulado de 2022, o Brasil criou 615 mil novas vagas de emprego. A saber, as MPE foram responsáveis por 430 mil postos de trabalho, o que corresponde a 70% do total de vagas geradas neste ano. Já as MGE criaram 148 mil empregos, respondendo por 24,1% do total nacional.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2021, os dados mostram certa similaridade, segundo o Sebrae. “Todos os portes de empresa apresentaram saldos positivos, sendo que as MPE tiveram resultados quase três vezes maior do que as médias e grandes”, disse a entidade.

Leia Também: Energia solar deve responder por 17% da matriz energética do país atpe 2031

publicidade

O post Micro e pequenas empresas geram 88,9% dos novos empregos em março apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.