MCTI: oportunidades de captação de recursos para os Institutos Federais 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) anunciou investimentos em reunião do Conselho dos Institutos Federais (Conif).

MCTI: oportunidades de captação de recursos para os Institutos Federais 

Conforme recente divulgação oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o ministro e os representantes do ministério apresentaram oportunidades de captação de recursos para os Institutos Federais por meio de chamadas públicas.

112ª Reunião Ordinária do Conif

De acordo com a divulgação oficial, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participou na terça-feira (5) da 112ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). 

Pesquisa e Formação Científica (Sepef)

Segundo informações oficiais, a participação do ministério teve o objetivo de estreitar o contato entre o Conselho e a pasta, com a presença do ministro e do secretário de Pesquisa e Formação Científica (Sepef) na mesa diretora da reunião, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A infraestrutura das instituições

O ministro ressaltou seu apreço pelos Institutos Federais (IFs) e a importância de melhorar a infraestrutura dessas instituições, com oportunidades de investimentos por meio das chamadas públicas, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT)

Ele anunciou que será lançada em breve uma chamada pública com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) específica para a estruturação de laboratórios nos IFs, além da suplementação de recursos para o ProInfra, da FINEP/MCTI, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Sobre a retomada do programa Ciência na Escola

Além disso, o secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) anunciou o aporte de R$ 100 milhões do FNDCT para a retomada do programa Ciência na Escola, que terá participação relevante dos IFs. 

As ações no eixo da bioeconomia

O secretário destacou, ainda, as ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) nos eixos da bioeconomia, pesquisa científica no Pantanal e na Amazônia, com investimento de mais de meio bilhão de reais, pesquisas na área da Saúde, biosinsumos e fertilizantes e os recém-lançados editais para ciência no mar, oceanos e Antártica.

Participantes da reunião

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), participaram da reunião reitores dos Institutos Federais, o presidente do Conif, além da vice-presidente de Assuntos Administrativos, a vice-presidente de Relações Institucionais e a vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conselho, de acordo com a divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.