Lufthansa quer comprar 40% da ITA Airways
A companhia aérea alemã Lufthansa está negociando a compra de 40% da companhia italiana ITA Airways, a antiga Alitalia. A informação vem de uma pessoa que pediu anonimato. Segundo um jornal alemão, a compra ainda não tem valores definidos, mas o anúncio deve sair na próxima semana.
A companhia italiana passava por dificuldades financeiras e, com a pandemia, teve que fechar as portas. Contudo, o governo italiano vendeu a identidade visual e o nome da empresa para a ITA por 90 milhões de euros. Atualmente, a Lufthansa é uma das maiores companhias aéreas do mundo e também pertence, em partes, ao governo alemão.
A Lufthansa já tentou comprar a Alitalia
Apesar de parecer uma grande surpresa para o mercado e aviação, a Lufthansa tentou, por diversas vezes, comprar partes da agora extinta Alitalia. Contudo, questões contratuais barravam a compra. Além disso, agora a situação é diferente, dado que o grupo MSC também tem interesse na companhia.
Anteriormente, a Lufthansa apresentava propostas satisfatórias em valores, mas questões contratuais, como uma profunda reestruturação da empresa, barravam o projeto de compra. Contudo, com a compra da Alitalia pela ITA facilitaram o projeto de compra da companhia alemã. Além disso, o grupo MSC, dona de cruzeiros e terminais de carga, também tem interesse na compra da companhia. Segundo fontes do grupo, a ideia é atuar exclusivamente no setor de cargas com essa transação. Isso porque o mercado europeu é um dos maiores do mundo.
Por último, a ITA não tem os passivos que a Alitalia detinha. Por isso, a compra fica ainda mais atraente, dado que o comprador não terá as enormes dívidas da antiga estatal italiana. A companhia fez seu último voo na noite de 14 de outubro do ano passado, com a rota de Cagliari a Fiumicino, cidade próxima à capital Roma.
A companhia alemã está aberta a negócios
Apesar de a Lufthansa não confirmar, oficialmente, a transação, um porta-voz deu pistas sobre o que está acontecendo nos bastidores. Ao ser questionado, repórteres lembraram do interesse da alemã na antiga Alitália. Por isso, o funcionário alemão disse que a companhia está aberta a negócios.
Além disso, a Lufthansa não descarta uma parceria com a ITA Airways, seja em compras de percentuais ou, ainda, em setores operados com codeshare, que é quando uma companhia vende trechos de outras companhias para seus clientes. Isso porque a ITA Airways nasceu com 8 mil funcionários a menos que a Alitalia, além ser bem mais enxuta em questão de frota e serviços disponibilizados.
Dessa forma, uma compra dessa magnitude pode afetar diretamente o mercado brasileiro. Com trechos que podem ligar o Brasil à Europa, os passageiros brasileiros podem ganhar mais uma forma de viajar. Atualmente, a Lufthansa tem parcerias apenas com a Latam, mas que não funcionam em todas as rotas das companhias. Com isso, pode ser que os preços de alguns trechos baixem, caso a transação seja efetivada.
Além disso, a compra de uma companhia por outra aumenta as fatias de mercado da Lufthansa, o que dá mais espaço para que ela ganhe novos mercados.