Connect with us

Economia

Lira diz que presidente da Petrobras deve renunciar imediatamente

Publicado

on

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira(PP-AL), disse nesta sexta-feira (17) que o presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, deve renunciar ao cargo “imediatamente”.

“Ele só representa a si mesmo e o que faz deixará um legado de destruição para a empresa, para o país e para o povo. Saia!!! Pois sua gestão é um ato de terrorismo corporativo”, afirmou Lira, pelo Twitter.

Essa declaração ocorreu devido ao aumento anunciado nesta sexta-feira pela Petrobras em relação ao diesel e à gasolina. Em resumo, o diesel ficará 14,25% mais caro nas refinarias do país a partir deste sábado (18), enquanto a gasolina subirá 5,18%.

Na noite de ontem, Lira já havia criticado a Petrobras, chamando a estatal de “inimiga do Brasil” e prometendo ações contra a empresa. A saber, o presidente da Câmara dos Deputados afirmou que vai convocar “uma reunião de líderes para discutir a política de preços da Petrobras” na próxima segunda-feira (20).

publicidade

No Twitter, Lira disse que a saída de Coelho do cargo tem que ocorrer “não por vontade pessoal minha, mas porque não representa o acionista majoritário da empresa – o Brasil”. “E, pior, trabalha sistematicamente contra o povo brasileiro na pior crise do país”, escreveu o parlamentar.

Governo tenta ‘forçar’ saída de Coelho da presidência da Petrobras

De acordo com o Blog do Valdo Cruz, o governo vem analisando maneiras de “forçar” a saída de Coelho da presidência da Petrobras. Em suma, o Palácio do Planalto pretende retirá-lo do comando da estatal já na próxima semana. Em seguida, também pretende trocar toda a diretoria da empresa.

“Estamos analisando todas as alternativas para forçar a sua saída. Ele [José Mauro Coelho] já está demissionário, foi demitido, está sendo de uma grande insensibilidade com o povo brasileiro. Vamos trocar toda a diretoria”, afirmou um assessor presidencial ao blog.

Na verdade, o governo federal anunciou a troca do presidente da Petrobras por Caio Paes de Andrade há quase um mês. Contudo, isso ainda não aconteceu devido aos trâmites legais que envolvem a substituição.

Aliás, o Comitê de Pessoas da Petrobras ainda está analisando o nome de Paes de Andrade para assumir o comando da empresa. Caso aprove a indicação, o nome dele será submetido ao Conselho de Administração da estatal.

publicidade

No entanto, a convocação da reunião precisa acontecer com 30 dias de antecedência, ou seja, Paes de Andrade não deverá assumir a presidência da Petrobras antes do final de julho.

Por fim, vale destacar que o governo chegou a pressionar Coelho a renunciar, o que poderia acelerar a troca, mas o atual presidente da Petrobras recusou, afirmando que cumpriria sua missão até o final do mandato.

Leia também: Inadimplência bate recorde em abril e atinge 66,1 milhões de pessoas

O post Lira diz que presidente da Petrobras deve renunciar imediatamente apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.