IPCA ultrapassa Ibovespa em rendimentos
Com as recentes quedas do Ibovespa devido aos riscos fiscais e aos dados da economia, o índice da bolsa brasileira passou a perder, em rendimentos, para a inflação. Os dados são de janeiro de 2010 até setembro de 2021. Se usarmos o IPCA-15 de outubro, as cifras ficam ainda mais assustadoras.
Diante dos dados, investidores começam a se questionar sobre onde é o melhor investimento no mercado brasileiro. Apesar disso, o investidor pode utilizar as duas formas de investimentos para ganhar dinheiro.
IPCA preocupa
Utilizando os dados do próprio site do Banco Central, é possível puxar os dados da inflação desde antes de 2010. Mas diante das atuais incertezas, o tempo é mais que suficiente para analisarmos, comparativamente, o IPCA e o Ibovespa.
Desde janeiro de 2010, a inflação subiu 96,99%. Dessa forma, podemos dizer que o dinheiro do país perdeu quase todo o seu valor durante esse período, algo que pode ser sentido por toda população economicamente ativa. Por isso, é comum compararmos os preços em épocas de alta inflação. Para se ter uma ideia, em 2019 o preço de um azeite de soja era de R$2,99 em algumas regiões do país. Hoje, encontramos preços acima dos R$9,00. O curto espaço de tempo em que os preços subiram de forma considerável agravam outras áreas do país. Assim, é esperado que a desigualdade piore em 2021 e 2022.
Relativamente, no mesmo período, o Ibovespa subiu 50,05%. Dessa forma, o índice da bolsa brasileira rendeu praticamente a metade que um título IPCA que abrange todo o período. De fato, isso é preocupante. Se levarmos em conta o Ibovespa descontado pelo IPCA, o rendimento real da bolsa brasileira foi negativo. Para igualar os dois rendimentos, teríamos que voltar ao meio do ano de 2009, no Ibovespa, para atingir os 100% de rendimento.
Estratégias melhores que o Ibovespa
Diante da necessidade de, no futuro, ter rendimentos reais, o investidor teria que adotar estratégias que rendam acima do Ibovespa, de modo a tentar superar o IPCA futuro.
Desse modo, prevendo um Ibovespa que caiu 13% nesse ano, aproximadamente, exigiria uma carteira de ativos que rendesse acima dos 10% no ano para ficar acima do IPCA esperado pelo Boletim Focus. Dessa forma, escolher uma composição de ativos, dentro de um índice que cai, para ter rendimentos 20 pontos percentuais acima do Ibovespa não é tarefa fácil. De qualquer forma, alguns investidores estão conseguindo.
Uma das estratégias quem tem dado resultado é a de Joel Greenblatt, exposta no livro escrito por ele ainda no século XX. Uma carteira que segue essa estratégia e faz rebalanceamentos mensais teve um retorno aproximado de 12% no ano até agora, bem acima do benchmark.
Apesar disso, o investidor pode se proteger da inflação ao mesmo tempo em que tenta rendimentos acima do Ibovespa. O Tesouro IPCA fornece ativos com prêmios adicionais acima da inflação e dá a possibilidade de começar com valores baixos. Acessível a todos os investidores, o Tesouro Direto e o Ibovespa levantam, agora, a necessidade de diversificação entre renda fixa e renda variável na busca por rendimentos reais no longo prazo.