Investindo em ações cíclicas

Ações cíclicas são ações cujo preço é afetado por mudanças macroeconômicas ou sistemáticas na economia geral. As ações cíclicas são conhecidas por seguir os ciclos de uma economia por meio de expansão , pico, recessão e recuperação. A maioria das ações cíclicas envolve empresas que vendem itens de consumo discricionários que os consumidores compram mais durante uma economia em expansão, mas gastam menos durante uma recessão .

As empresas que têm essa classe de ativos incluem fabricantes de automóveis, companhias aéreas, varejistas de móveis, lojas de roupas, hotéis e restaurantes. Quando a economia está indo bem, as pessoas podem comprar carros novos, reformar suas casas, fazer compras e viajar.

Quando a economia vai mal, essas  despesas discricionárias  são algumas das primeiras coisas que os consumidores cortam. Se uma recessão for severa o suficiente, esse tipo de mercado pode se tornar completamente inúteis e as empresas podem falir.

As ações cíclicas sobem e descem com o ciclo econômico. Essa aparente previsibilidade no movimento dos preços dessas ações leva alguns investidores a tentar cronometrar o mercado. Eles compram as ações em um ponto baixo no ciclo de negócios e as vendem em um ponto alto.

Suas considerações

As ações cíclicas são vistas como mais voláteis do que  as ações não cíclicas ou defensivas, que tendem a ser mais estáveis durante períodos de fraqueza econômica. No entanto, oferecem maior potencial de crescimento porque tendem a superar o mercado em períodos de força econômica. Investidores que buscam crescimento de longo prazo com volatilidade gerenciada tendem a equilibrar seus portfólios com uma mistura de ações cíclicas e ações defensivas.

Ações cíclicas x Ações não cíclicas

O desempenho dessa classe de ativos tende a se correlacionar com a economia . Mas o mesmo não pode ser dito sobre ações não cíclicas. Essas ações tendem a vencer o mercado independentemente da tendência econômica, mesmo quando há uma desaceleração da economia.

As ações não cíclicas também são chamadas de ações defensivas. Esses estoques abrangem a  categoria de produtos básicos de consumo , com bens e serviços que as pessoas continuam a comprar em todos os tipos de ciclos de negócios, mesmo em desacelerações econômicas.

Nesse sentido, as empresas que lidam com alimentos, gás e água são exemplos das que possuem outra classe de ativos, como o Walmart. Adicionar ações não cíclicas a um portfólio pode ser uma ótima estratégia para os investidores, pois ajuda a se proteger contra perdas sofridas por empresas cíclicas durante uma desaceleração econômica.

Os estoques cíclicos são frequentemente delineados por  bens duráveis , não duráveis e serviços. As empresas de bens duráveis estão envolvidas na fabricação ou distribuição de bens físicos com expectativa de vida útil superior a três anos. As empresas que atuam neste segmento incluem montadoras como Ford, fabricantes de eletrodomésticos e fabricantes de móveis.

A medida de pedidos de bens duráveis é um indicador do desempenho econômico futuro. Quando as encomendas de bens duráveis estão em alta em um determinado mês, pode ser uma indicação de atividade econômica mais forte nos meses seguintes.

 

O post Investindo em ações cíclicas apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.