Connect with us

Economia

Investimentos simples para iniciantes: veja dicas e como começar

Publicado

on

Investir é um processo que deve ser feito com bastante atenção, pois somente assim é possível obter bons resultados no mercado. Para que isso seja possível, é fundamental aplicar bem o seu dinheiro e aprender algumas dicas de investimentos simples para iniciantes. Confira aqui no Brasil 123.

Dito isso, é preciso direcionar o seu foco para os seus pontos fortes e adequar esses conselhos mais gerais às suas habilidades prévias. Dessa maneira, começar a empreender pode ser tornar menos complexo e, ainda, ser mais motivador.

Confira dicas para começar investimentos simples para iniciantes

Assim, é possível realizar os seus sonhos em menos tempo que o planejado. Para isso, basta fazer as escolhas certas diante de situações oportunas, como: estabelecer objetivos atingíveis, selecionar o que precisa ser feito de imediato, avaliar a necessidade de investir em bancos etc.

Dessa forma, os modos de começar a realizar investimentos simples voltados para iniciantes giram em torno de pequenas mudanças no estilo de vida. Com isso, deve-se observar quais as aplicações mais adequadas para a sua realidade financeira e aquelas que geram um retorno mais rentável.

publicidade

Planejamento financeiro

A primeira dica consiste em fazer o seu próprio planejamento financeiro, pois ele fornece o mapeamento das suas finanças, permitindo observar as entradas e saídas do seu orçamento. Ainda, você pode utilizar planilhas ou aplicativos de celular para anotar todos os gastos, contribuindo para solidificar quaisquer investimentos simples voltados para iniciantes.

Além do mais, os gastos que ocorrem em longos períodos como seguro, impostos e possíveis dívidas devem receber uma atenção especial para nunca serem negligenciados. Assim, é importante identificar gastos fúteis e oportunidades de economia, pois, com isso, haverá mais dinheiro para investir.

Delimite seus objetivos

Em seguida, é preciso pensar em quais objetivos ou sonhos você quer alcançar com o dinheiro, seja conquistar a liberdade financeira, estudar fora do país ou montar o próprio negócio. O mais importante é manter essas metas em mente como motivadoras do processo.

O ideal é selecionar cinco deles e separá-los em curto, médio e longo prazos. Isso porque os vários períodos de conclusão ajudam a manter o foco para investir e acaba te estimulando a não fugir do plano pré-estabelecido.

Pensar nos objetivos ou sonhos você quer alcançar com o dinheiro é uma forma de se motivar a continuar investindo – Reprodução AdobeStock

publicidade

Dívidas e bancos

Além do mais, se você possui dívidas, primeiro tente saná-las, para depois realizar qualquer investimento. Assim será mais fácil acumular um patrimônio sólido, além de diminuir o prejuízo dos juros cobrados por bancos e financeiras.

Geralmente, os bancos cobram taxas que diminuem a sua rentabilidade final e o crescimento do seu negócio. Dessa maneira, usualmente, os investimentos simples voltados para iniciantes não permanecem diretamente vinculados a essas instituições.

Principais investimentos simples para iniciantes

É importante concluir que a opção mais segura de investir é pelo modelo de renda fixa. Com essa configuração, é arrecadado um dinheiro dos investidores para financiar as atividades do negócio, com o oferecimento de uma taxa de rentabilidade (pré ou pós-fixada).

As aplicações de renda fixa incluem o CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliária), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários), CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio).

O post Investimentos simples para iniciantes: veja dicas e como começar apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.