Inflação: gás e energia pesam para o consumidor duas vezes

A inflação está alta no Brasil e os cidadãos já possuem um dos menores poderes de compra dos últimos anos. Diante desse cenário ruim, os custos do gás e da energia elétrica já estão pesando para o trabalhador duas vezes. A primeira é no pagamento desse produtos nas contas do mês. Contudo, a segunda é no preço do pão, da carne e do leite.

Isso porque gás e energia são usados nos processos de produção desses itens básicos para os brasileiros. Dessa forma, a inflação vai ficando cada vez mais alta, o que prejudica as finanças das famílias, principalmente as mais vulneráveis.

Gás e energia pesam no seu bolso

Não é novidade que os preços dos produtos estão bastante altos e está cada vez mais difícil fechar as contas do mês. Apesar disso, gás e energia se destacam entre as principais altas de preços do ano, afetando diretamente a vida dos brasileiros. E isso acontece por conta do alto valor do petróleo no mercado internacional.

Isso porque o petróleo é a matéria-prima de produção do gás de cozinha e também da gasolina. Por outro lado, o fraco regime de chuvas também fez com que o preço da energia elétrica subisse. Com isso, aquelas padarias que fazem o pão com fornos à gás estão tendo que passar o aumento de custos para os clientes. Por outro lado, se a empresa opta por produzir e transportar a carne, o leite e o pão para os supermercados, ela também precisa pagar o custo do frete, que subiu bastante por causa do diesel.

Dessa forma, os brasileiros que cozinham em casa têm um custo alto duas vezes: na hora de ligar a luz de casa e na hora de cozinha, mas também na hora de ir às compras nos supermercados.

Foto: Reprodução

Governo quer diminuir os impactos da inflação

Para tentar combater a inflação, o Governo Federal está adotando diversas medidas que tentam colocar mais dinheiro nas mãos dos cidadãos. Por outro lado, também tentam cortar impostos, principalmente o ICMS, para baratear o custo de vida no Brasil. Apesar disso, essas estratégias não estão gerando os efeitos esperados.

Isso porque o corte do ICMS fez o combustível baixar. Contudo, a queda estimada era de R$0,40 por litro, valor bem superior ao que mostra a pesquisa semanal da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Nessa semana, alguns estados cortaram os impostos dos combustíveis, deixando na alíquota máxima que o Governo Federal estipulou, 18%.

Por outro lado, o Senado também votará a chamada “PEC Kamikaze“, que busca aumentar o Auxílio Brasil, criar um programa de renda para caminhoneiros e taxistas, além de dobrar o valor do vale-gás. Contudo, especialistas dizem que o projeto pode causar ainda mais inflação, efeito contrário ao que o governo pretende.

Além disso, é preciso que você reorganize as suas finanças pessoais para evitar ficar no vermelho com as suas contas. Para isso, organize tabelas de ganhos e gastos e monitore todos os pagamentos que você faz no mês.

O post Inflação: gás e energia pesam para o consumidor duas vezes apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.