Connect with us

Economia

Inflação: entenda por que está difícil para todo mundo

Publicado

on

Os preços estão mais altos, a vida está cada vez mais cara e o salário não acompanha. Esse é o resultado de um fenômeno chamado estagflação, que é o somatório entre inflação e o baixo crescimento do país. E é exatamente isso que está acontecendo no Brasil, mesmo que alguns economistas não usem essas palavras.

Na prática, a inflação está corroendo o seu salário, que não está aumentando no mesmo ritmo. Por isso, as coisas estão tão difíceis atualmente e podem demorar algum tempo para começarem a melhorar. Contudo, isso está acontecendo no mundo todo e até mesmo economias desenvolvidas estão atrapalhadas com o atual cenário.

Inflação no mundo todo?

A inflação está acontecendo no mundo todo. Alguns países sofrem mais, outros menos, mas o atual momento é de pânico nos mercado internacionais. E mesmo que isso seja, de fato, uma notícia ruim, existem algumas coisas positivas nesse atual cenário.

Isso porque, quando a inflação é global, todas as economias se esforçam para normalizar isso. Dessa forma, pode-se dizer que o Brasil terá ajuda dos Estados Unidos e da União Europeia para tentar passar por esse momento adverso. Além disso, o fato de a alta dos preços serem globais também faz com que a solução disso seja mais rápida. Dessa forma, quando é um fenômeno que acontece apenas um país, muitas vezes não há muitas alternativas boas para sair do cenário ruim. Contudo, quando isso acontece a nível mundial, a solução tende a ser conjunta, mais fácil e, claro, mais atrativa para todos os países.

publicidade

Porém, a inflação não chegou sem motivos. Ela veio acompanhada de uma série de acontecimentos e notícias que, ao longo do fim do ano passado e durante todo 2022, foram influenciando as decisões econômicas dos países.

Foto: Reprodução

Como chegamos até aqui?

O Brasil chegou em um dos maiores patamares da inflação por conta, majoritariamente, de um cenário adverso no mercado mundial. Isso não quer dizer que o governo não seja culpado, mas também não coloca toda a culpa nele, apontam analistas. Por isso, é importante ver o cenário como um todo.

De longe, o fator que mais influencia a alta dos preços no mundo é a guerra na Ucrânia. Isso porque a Rússia é a maior potência de geração de energia do mundo. Com ela em guerra, o custo da energia e também o custo do petróleo ficaram bem maiores. Como esses produtos são de uso global, todo mundo sofre.

Além disso, Rússia e Ucrânia são dois grandes produtores de trigo. O produto, que é usado para fabricação de alimentos e rações para gado, já subiu mais de 50% no ano. Com isso, até o macarrão do supermercado fica mais caro.

publicidade

No Brasil, o cenário é um pouco mais detalhado. Aqui, a alta dos preços está mexendo muito no desemprego, que está, atualmente, em 11,1%. Com isso, o governo precisa dar mais benefícios para as famílias mais vulneráveis. Na prática, quando o governo coloca muito dinheiro na mão das pessoas, temos mais um fator para a alta dos preços. Além disso, as finanças do governo não estão muito boas, o que também soma para uma inflação maior.

 

O post Inflação: entenda por que está difícil para todo mundo apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.