Ibovespa sobe pelo terceiro pregão consecutivo

Pela terceira vez em um mês, o Ibovespa subiu por três pregões seguidos. Hoje, a alta do índice de ações brasileiras ficou em 1,70%, a segunda maior alta desde 8 de novembro. Apesar disso, o índice segue o ano no negativo, mas investidores começam a recuperar parte de seus prejuízos.

Apesar da nova alta, os investidores seguem com as mesmas informações no radar: no cenário nacional, a PEC dos Precatórios; no cenário internacional, a variante Ômicron continua preocupando os investidores. Ainda, a bolsa brasileira seguiu os índices internacionais, que também recuperaram perdas recentes.

Ibovespa voando

O Ibovespa, principal índice de ações brasileiras, subiu mais 1,70% hoje, fechando perto dos 107 mil pontos. A cotação final de hoje, 6, é próxima à cotação do dia 12 de novembro, antes de o índice mergulhar quase 5% no mês passado. Agora, investidores começam a ver uma estabilidade política um pouco maior, apesar de o cenário da pandemia atrapalhar previsões mais efetivas.

Isso porque a aprovação da PEC dos Precatórios acendeu o aviso de que agora está tudo resolvido. Apesar de não ser uma boa notícia para a austeridade fiscal do país, os investidores internacionais começam a ver uma menor briga entre os poderes, o que dá mais tranquilidade para quem investe. Exatamente por isso, o índice engatou a terceira alta consecutiva.

E por aqui, dentre os ativos que mais brilharam, as ações de turismo foram  as que mais subiram hoje. As maiores altas foram lideradas por Gol Linhas Aéreas (GOLL4), que subiu 11,33%. Em segundo lugar, Azul Linhas Aéreas (AZUL4) operou em alta de 10,56%. Em terceiro, Braskem (BRKM5) subiu 9,75%. Já do outro lado, mais uma vez Méliuz (CASH3) liderou as perdas, caindo 11,69%. Em segundo lugar, Rede D’or, rede de hospitais, caiu 3,22%. Em terceiro lugar, RAIL3, empresa de logística, caiu 2,76%

ômicron
Foto: Pixabay

Lá fora tem Ômicron com boas notícias

No cenário internacional, o Ibovespa subiu impulsionado por notícias positivas em relação à variante Ômicron, a nova cepa do coronavírus. Isso porque alguns estudos mostraram que os sintomas para os vacinados estão sendo, até agora, mais leves. Por isso, o mercado começa a afastar o temor de um novo lockdown. Apesar disso, cientistas não andam no mesmo caminho.

Isso porque faltam estudos científicos para embasar a tese de que a Ômicron é sensível às vacinas. Apesar disso, as notícias até agora são favoráveis para pensar que a variante se comportará como as outras, como a Delta, por exemplo.

Olhando para isso, Nasdaq operou em alta de 0,93%, repondo parte das perdas dos dias anteriores. Além disso, o S&P500 subiu um pouco mais, 1,17%, levantando as 500 principais empresas dos EUA. Por último, o Dow Jones subiu 1,87%, levando as empresas da “velha economia” nas lideranças das altas de hoje.

Na parte das commodities, que afetam Vale e Petrobrás, o petróleo subiu 4,58%, corrigindo as sucessivas baixas da semana passada. O minério de ferro operou em queda de 0,32%, o que afeta negativamente os resultados de Vale, que apesar disso, subiram 5,43% hoje.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.