Ibovespa se recupera e fecha em alta

O índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, subiu mais de 2% hoje, recuperando parte das perdas da semana passada. Apesar disso, o cenário fiscal ainda paira sobre o mercado financeiro.

Além das recuperações, o mercado também teve um noticiário importante no dia de hoje que empurrou as ações da Petrobrás para cima.

Devolvendo parte das perdas

Com a queda de 7,11% na semana passada, o Ibovespa recuperou parte da queda hoje, com a alta de 2,42% no pregão de hoje. O primeiro dia da semana foi marcado pelo forte desconto no preço dos ativos, além de notícias boas na Petrobrás.

Isso porque com a queda, os preços dos ativos ficam mais baratos, o que não necessariamente significa uma perda de valor das empresas. Com isso, empresas lucrativas passam a valer menos, o que demonstra um movimento irracional do mercado. Assim, toda queda tem um fim. E parece ter sido hoje.

Com o forte movimento de queda, a bolsa se recuperou e, com ela, alguns ativos ganharam destaques. Dentre as maiores altas, a maioria delas é de ativos que tem pouca solidez. Com isso, Petrobrás liderou as altas, com 7,06% de alta, seguido por EcoRodovias (ECOR3), que subiu 6,51% e CVC (CVCB3), que fechou em alta de 5,61%. Apesar de as altas de EcoRodovias e CVC mostrarem movimentos de recuperação, a alta da petroleira é diferente.

Ibovespa
Foto: Pixabay

Porque Petrobrás subiu tanto?

No início da tarde, a rede CNN de televisão noticiou que o Governo Federal estaria buscando se desvencilhar de parte de suas ações da Petrobrás. Como a empresa tem forte participação no Ibovespa, ela puxou o mercado para cima.

Dessa forma, o governo seguiria sua intenção de privatizar a companhia, como Bolsonaro já afirmou anteriormente. Com isso, a perda do controle do governo poderia ser uma realidade nos próximos meses. Hoje, a União detém 50,5% das ações da companhia e tem direito a voto.

Segundo a reportagem afirma também que a empresa seria privatizada no sistema “golden share”. Isso quer dizer que a União deixaria de comandar a empresa, mas teria seu voto respeitado em questões essenciais ao país. Ou seja, deixa de controlar muitas coisas na empresa, mas não tudo.

Vale lembrar que a privatização de estatais é uma promessa de campanha de Jair Bolsonaro. Apesar disso, o fraco movimento de venda das companhias é uma das diversas críticas que alguns partidos fazem ao governo.

E fora do Ibovespa?

O mercado internacional também operou em leve alta, em especial nos Estados Unidos, onde as três bolsas ficaram no verde. Por lá, Nasdaq, S&P 500 e Dow Jones fecharam acima da abertura.

A bolsa de empresas tech, Nasdaq, operou em alta de 0,9%, enquanto S&P subiu 0,47%. Dow Jones, da “velha economia”, subiu menos que as outras, apenas 0,18%.

Na parte das criptomoedas, o Bitcoin subiu menos de 1% no dia, fechando lateral durante todo o final de semana e hoje. As bolsas asiáticas também ficaram de lado, com a indefinição à espera de dados internacionais relevantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.