Ibovespa: Petrobrás e Vale puxam índice para baixo

O índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, operou de ado hoje com as notícias vindas de fora do país. Isso porque Petrobrás e Vale puxaram o índice para baixo. Por aqui, a expectativa pela PEC dos precatórios continua.

Com a retirada de estímulos do FED, o mercado começa a preferir certezas ruins a incertezas em geral. Com a alta, o índice já subiu 2,45% nos dois pregões de novembro.

Lá fora tem o FED, mas…

A principal notícia do dia foi a retirada de estímulos do FED à economia americana, mas não foi apenas isso que motivou o mercado. Nos pregões de lá, as commodities deram o que falar e afetaram os papéis por aqui.

Começando pelo FED, o banco decidiu diminuir a compra de títulos públicos americanos. Com a decisão, na prática, o governo para de colocar dinheiro na economia, que agora deve andar com suas próprias pernas. A decisão vem em meio à alta de inflação. Para saber mais, clique aqui.

Por outro lado, as commodities tomaram conta do mercado hoje. Isso porque o minério de ferro caiu mais de 3%, o que impacta diretamente as ações da Vale. Além disso, o Brent subiu 0,16%, mantendo a queda dos últimos dias. Com isso, o lucro de Petrobrás também pode ser afetado. Por isso, as duas ações operaram em queda na B3 hoje.

Ibovespa
(Imagem: Susan Walsh/Pool via REUTERS/File Photo)

Por aqui, o Ibovespa olhou a Câmara

No Brasil, a votação da PEC dos precatórios é, de longe, a principal notícia do dia que afetou o Ibovespa. O mercado já precifica uma aprovação, mas caso seja rejeitada, o índice pode subir fortemente. Além disso, a ata do COPOM deu certeza ao mercado sobre a Selic.

Durant todo o dia, os deputados a favor do governo pleitearam votos favoráveis. O precatórios do Fundef (Fundo da Educação do Ensino Fundamental) foi a pauta de negociação. Partidos de esquerda querem que esse gasto entre nas prioridades. O governo parece estar disposto a isso. Contudo, ainda não se sabe se a PEC será, de fato, aprovada.

Por outro lado, o COPOM falou ao mercado que provavelmente seguirá subindo a Selic no ritmo de 1,5 ponto percentual, mantendo a tendência de segurar a inflação. Com o IPCA acima da Selic, os rendimentos são negativos. Contudo, a inflação segue alta e já ultrapassa os dois dígitos. Além disso, foi notícia de que o aumento dos juros nos Estados Unidos podem atrapalhar a retomada da economia aqui, por causa da saída de investidores.

Por causa disso, as previsões de crescimento devem vir para baixo, assim como a Selic deve subir um pouco mais. Isso significa uma recessão no Brasil a partir do ano que vem, o que é ruim, ainda mais em ano eleitoral.

Com esse noticiário, as ações de Petrobrás ficaram no negativo, operando em queda de 3,46%. Contudo, Vale caiu ainda mais, 7,63%, com o noticiário das commodities. Contudo, uma quantidade relevante de ações operaram em alta no Ibovespa, com LAME3 operando em quase 14% de alta. Das quedas, Vale e Bradespar operaram nas maiores baixas do dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.