Ibovespa opera em alta pelo segundo dia seguido

O Ibovespa operou mais uma vez em alta no pregão dessa quarta-feira, 10. Hoje, porém, a alta foi um pouco menor que ontem: 0,41%. Isso porque rumores do mercado internacional atrapalharam o andamento do índice.

No cenário nacional, a PEC dos precatórios aprovada sinalizou menos instabilidade política, mas não significa um apoio do mercado ao projeto.

Por aqui

O Ibovespa sinalizou positivamente à aprovação da PEC dos precatórios. Isso porque a instabilidade política pode ter chegado ao fim e, com isso, os investidores voltam seus olhares para os fundamentos das empresas. Com o lançamento dos resultados, a volatilidade fica ainda maior.

Assim, o mercado começou a ver que alguns setores foram fortemente descontados. Com isso, alguns setores perenes da economia operaram em forte alta hoje. Nesse pregão, a primeira colocação das altas ficou com Bradesco, operando em +5,64%. A segunda colocação ficou com PETZ, com alta de 5,08%. Em terceiro, tivemos MRV com 4,69%

Dessa forma, os setores que sofreram grandes quedas começaram a se recuperar, mesmo que minimamente. Isso serve para o varejo, com quedas enormes nos ativos, e também para a construção civil, fortemente prejudicado pela alta da Selic.

Além disso, um IPCA acima das expectativas foi de conhecimento do mercado hoje. Apesar disso, investidores titubearam e continuaram sua posição de compra. Com aumento de 1,25%, comemorou quem tem renda fixa e quem tem renda variável hoje.

Apesar disso, a expectativa da Selic pode afetar os próximos pregões. Com a inflação acima do esperado, o Banco Central pode ser obrigado a subir ainda mais a taxa Selic na reunião de dezembro.

Ibovespa
(Foto: REUTERS/Aly Song)

O cenário internacional no Ibovespa

Lá fora, algumas notícias afetaram o Ibovespa. Isso porque rumores de falência, descolamento de bolsas internacionais e taxas de juros jogaram contra os investidores. Apesar disso, investidores parecem estar calejados com o cenário brasileiro.

Na China, as notícias que chegaram da Evergrande não são boas. Isso porque a empresa entrou com default (não pagamento de dívidas) e pode, com quase toda a certeza, decretar falência em poucos dias. Com isso, há uma chance de problemas na economia mundial. Apesar disso, economistas divergem nessa questão.

Por outro lado, as bolsas americanas colaram um pouco mais no Ibovespa. Operando em forte queda, Nasdaq, S&P 500 e Dow Jones operaram em queda. O destaque do dia ficou para a Nasdaq, que caiu 1,66%. Isso porque nos Estados Unidos, a inflação ficou em 0,9% no mês de outubro, acima das expectativas. Dessa forma, o mercado mais arriscado, o tech, sofre mais com as quedas.

No caso de S&P 500, a queda foi de 0,82%, enquanto Dow Jones caiu 0,66%. Apesar disso, no acumulado do ano, as bolsas americanas ficam bem à frente do Ibovespa, o que não agrada quem investe apenas por aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.