Ibovespa fica de lado à espera do COPOM

O Ibovespa operou pelo quinto dia consecutivo no verde, subindo 0,43%. Essa é a maior sequência de altas do ano. Apesar disso, a subida de hoje foi mais leve, o que demonstra mais uma lateralidade. Isso porque o índice espera a definição da taxa Selic pelo COPOM, que deve sair em poucos minutos. A expectativa do mercado é um aumento de 1,5 ponto percentual, fechando o ano a 9,25%

A quinta alta consecutiva representa um fôlego do índice, repondo parte das perdas do ano. Vale lembrar que o índice está bem atrás de seus pares internacionais, que hoje operaram em alta também. Os destaques do dia ficaram com a PEC e com a variante Ômicron, de novo. Além disso, dados do varejo decepcionaram.

O que aconteceu com o Ibovespa hoje?

O índice brasileiro de ações, o Ibovespa, operou em leve alta novamente, pelo quinto pregão consecutivo. A alta só não foi maior por causa de dados contrários do varejo. Apesar disso, a PEC e a variante Ômicron seguem no radar dos investidores. Os destaques ficaram para Magalu e PetroRio, que lideraram as quedas do dia.

Isso porque dados do IBGE divulgaram uma queda de 0,1% nas vendas do varejo. O dado representa um fraco movimento no final do ano, que sempre foi bom, historicamente, para o setor. Pressionado pela inflação, o setor tem sofrido bastante em 2021, ficando abaixo das expectativas dos investidores. Exatamente por isso, MGLU3 operou em forte queda.

Além disso, o fatiamento da PEC dos precatórios ainda preocupa os investidores, à medida que isso pode causar uma demora na definição do orçamento do ano que vem. Há pouco, o Legisltivo promulgou a mudança no cálculo do reajuste do Auxílio Brasil. Agora, o governo passa a utilizar as expectativas de janeiro de 2021 a dezembro de 2021, e não mais os índices de julho de 2020 a junho de 2021. Na prática, a medida abre ainda mais espaço para o governo gastar verbas.

Ibovespa
Magazine Luiza operou em forte queda com dados fracos do varejo. Foto: Getty Images

Cenário lá fora foi igual

A subida do Ibovespa também acompanhou o cenário internacional. Nos Estados Unidos, os três índices operaram em alta, retomando seu viés de alta após sucessivas correções na cotação. Apesar de ainda não estarem renovando novas máximas, os índices estão com uma boa valorização no ano.

Nasdaq subiu 0,64% hoje, puxada pelo otimismo maior em relação à Ômicron. Isso porque análises mostram fragmentos do vírus da gripe na composição da variante, o que sugere uma menor letalidade. Apesar disso, cientistas discordam, por enquanto. Nessa mesma onda, o S&P 500 subiu 0,31%, também lateralizando, o que pode mostrar um sinal de fraqueza na subida. O Dow Jones, por sua vez, andou de lado, subindo 0,01%.

Na parte das criptomoedas, o Bitcoin operou em queda de 1,57%, se recuperando das grandes baixas e altas dos últimos dias. Além disso, o Ethereum  subiu apenas 0,76%, fugindo da volatilidade recente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.