Connect with us

Economia

Guedes diz que ‘veremos dias bem piores’ em relação à economia mundial

Publicado

on

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou no início desta semana que a economia mundial sofrerá com “dias bem piores”. Embora a previsão para o planeta não seja tão positiva, o ministro disse que o Brasil conseguirá crescer e se destacar.

De acordo com Guedes, o país não seguirá a trajetória descendente da economia mundial graças à segurança energética e alimentar. Em resumo, o país não depende de outras nações nestas duas áreas e, por isso, terá um bom desempenho econômico neste ano.

Em outras palavras, o ministro da Economia afirmou que o Brasil está “dessincronizado” com a economia mundial. A saber, estas declarações ocorreram em evento para celebrar os 70 anos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na última segunda-feira (20).

“Do ponto de vista da economia mundial, veremos dias bem piores à frente. Os países vão rever crescimento para baixo”, disse Guedes, citando os Estados Unidos e a Europa. Segundo o ministro, estas nações possuem uma dinâmica própria de crescimento, diferentemente do Brasil.

publicidade

Leia também: Restituição do Imposto de Renda: consultas ao 2º lote começam HOJE

Guedes destaca potencial energético do Brasil

No evento, Guedes aproveitou para exaltar a privatização da Eletrobras. Ele afirmou que essa medida consiste em uma forma de garantir a segurança energética do país.

Durante o discurso, o ministro da Economia criticou a atuação dos bancos centrais mundiais em relação à inflação. Ele afirmou que os BCs demoraram para agir e, por isso, as taxas inflacionárias estão muito altas ao redor do mundo.

Por outro lado, o BC brasileiro elevou rapidamente os juros e começou a segurar a inflação. Diante desse cenário, Guedes disse que o Brasil está no início de um longo ciclo de crescimento, enquanto os demais países seguem o caminho contrário.

“Não acreditem que se lá afundar nós estamos perdidos, não é verdade. Nós temos vitamina para crescer”, acrescentou o ministro.

publicidade

Veja ainda: Nubank: conheça a função que libera R$ 200 aos clientes

O post Guedes diz que ‘veremos dias bem piores’ em relação à economia mundial apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.