Connect with us

Economia

Governo federal reduz imposto de importação sobre videogames

Publicado

on

O governo federal reduziu o imposto de importação (IPI) sobre videogames. A Câmara de Comércio Exterior (Camex), vinculada ao Ministério da Economia, vinculou a informação nesta sexta-feira (17).

A saber, medida fará o Imposto de Importação cair de 16% para 12% nas compras externas de acessórios dos consoles e das máquinas de videogame. A redução entra em vigor no país a partir de 1º de julho.

Por sua vez, os videogames com telas incorporadas (portáteis ou não) terão uma redução ainda mais expressiva, de 16% para zero.

Em resumo, essa é a quarta redução de tributos sobre videogames no governo Bolsonaro. Veja quando ocorreram as outras reduções:

publicidade

Em 2019, o imposto de importação sobre videogames passou de níveis entre 20% e 50% para uma faixa entre 16% e 40%;
Em 2020, a redução da alíquota do tributo sobre acessórios caiu de 32% para 22%, enquanto o imposto de videogames com telas incorporadas passou de 16% para 6%;
No ano passado, o IPI caiu de 22% para 12%.

Leia também: Governo zera alíquota de importação de café, açúcar, óleo de soja e etanol

Governo vem reduzindo impostos nos últimos meses

No final de maio, o governo federal promoveu reduções nos impostos de importação de três importantes alimentos para os brasileiros: arroz, feijão e carne. A medida promoveu as seguintes reduções:

Feijão: de 10% para 8%;
Arroz: de 12% e 10% para 9,6% e 8% (dependendo da variedade);
Carne bovina: de 12% e 10% para 9,6% e 8% (dependendo dos cortes).

Embora a medida tenha sido anunciada para reduzir os preços para a população, especialistas afirmaram à época que o impacto nos preços do varejo deveriam ser tímidos.

publicidade

No caso do feijão, o tipo mais consumido no país, o carioca, é produzido apenas no Brasil. Por isso, não teria mudanças, já que a redução se refere aos produtos importados.

Em relação ao arroz, o Brasil reduziu em 25% as importações nos últimos 12 meses encerrados em abril. Dessa forma, a menor quantidade de produto importado não resultaria em queda dos preços do produto.

Da mesma forma, a carne bovina não deveria ficar mais barata, visto que boa parte da produção nacional é exportada. Aliás, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de carne bovina.

Seja como for, o governo federal vem promovendo reduções do IPI de itens essenciais nos últimos tempos.

Veja ainda: Auxílio-Inclusão: você conhece o benefício que paga R$ 606?

publicidade

O post Governo federal reduz imposto de importação sobre videogames apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.