Connect with us

Economia

Fundos multimercados estão fazendo sucesso. Veja o que é!

Publicado

on

Os fundos multimercados estão ficando mais famosos no Brasil. Apenas em 2022, de janeiro a maio, gestoras lançaram 981 fundos desse tipo no Brasil. Segundo economistas, isso acontece por conta do atual cenário da economia, que está com taxas de juros nas alturas, mas também com as bolsas operando nos patamares mínimos da década.

Diante disso, os fundos multimercados figuram entre os principais rendimentos do ano, alavancando os rendimentos dos investidores. E para investir neles, você não precisa de muito dinheiro. Além disso, esses produtos permitem uma enorme diversificação da carteira.

O que são fundos multimercados?

Os fundos multimercados ainda não são muito populares no Brasil, mas a quantidade de investidores desse produto só cresce. Isso acontece porque esses fundos variam menos que os fundos de ações, mas também tendem a entregar rendimentos melhores que a renda fixa. Diante disso, investidores buscam eles como forma de proteção do dinheiro.

Na prática, esses produtos investem em quase tudo no mundo. Por conta disso, eles são tidos como uma carteira pronta, que diminui o risco dos investidores. Isso quer dizer que os fundos multimercados investem em renda variável, escolhendo as melhores ações do mercado, mas também investem em ativos de renda fixa com alta rentabilidade. Além disso, eles investem em produtos que investidores em geral não têm acesso, como commodities, ouro, urânio e até mesmo criptomoedas.

publicidade

Por conta dessa alocação, eles ficaram à frente da grande maioria dos fundos de ações no ano. Isso porque o mercado americano opera em forte queda, mas o Ibovespa também está com rendimentos baixos. Dessa forma, a renda fixa desses fundos vem segurando a rentabilidade, o que agrada os investidores. Na prática, o fundo multimercado investe em tudo que um investidor deveria investir, mas cobra valores menores dos clientes.

Foto: Reprodução

Como investir nesses produtos?

Mesmo com a baixa popularidade, os fundos multimercados são muito acessíveis. Atualmente, quase todas as gestoras do país possuem esse tipo de produto para seus investidores. Isso também faz com que o valor mínimo de investimento caia. Atualmente, é possível investir a partir de R$1,00 nesses ativos em corretoras de investimentos.

Para isso, basta entrar no aplicativo ou site do seu banco ou corretora. Por lá, você deve encontrar os fundos multimercados e entender a estratégia deles. Dessa forma, é fundamental que o investidor leia todos os materiais do fundo antes de investir de fato. Aqui, é importante ficar atento às taxas cobradas pelo fundo, o tempo de existência dele, os valores mínimos de investimentos e, claro, a rentabilidade passada. No caso da rentabilidade, é importante que você veja se ela é constante ou se varia muito ao longo do tempo. Procure sempre fundos multimercados que variem menos ao longo do tempo e nunca invista em um apenas pela rentabilidade.

Atualmente, esses fundos são ideais para quem tem medo de investir apenas na renda variável, mas se sente culpado de colocar todo seu dinheiro em renda fixa. Com os fundos multimercados, os seus retornos tendem a ser excelentes no longo prazo.

publicidade

O post Fundos multimercados estão fazendo sucesso. Veja o que é! apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.