Connect with us

Economia

Fundos Multimercados, como funcionam?

Publicado

on

Os Fundos Multimercados utilizam estratégias de investimento em renda fixa e ativos de renda variável. Assim, eles podem investir em ativos de diferentes mercados, como câmbio, ações, títulos, e também usar derivativos tanto para alavancagem quanto para proteção de portfólio.

Como fundos de investimento, os fundos multimercados apresentam semelhanças com os fundos de ações: são financiados por capital de investidores e não por empréstimos bancários ou outras fontes de capital; investem em títulos negociados em bolsa e o capital do fundo é administrado por gestores especializados.

No entanto, ao contrário de um fundo de ações, os fundos multimercados têm maior liberdade de gestão e geralmente buscam rendimentos consistentemente mais altos.

As diferenças entre Fundos Multimercados e Fundos de Ações

No entanto, ao contrário de um fundo de ações, os Fundos Multimercados têm maior liberdade de gestão e geralmente buscam rendimentos consistentemente mais altos.

publicidade

Enquanto um fundo de ações deve investir pelo menos 67% de seus ativos em ativos de ações, um fundo multimercado não possui uma regra específica sobre isso. Cabe ao gestor do fundo decidir como alocar os recursos de sua carteira.

Por ter um gestor profissional responsável pela administração do fundo, podemos dizer que os fundos multimercados são geridos ativamente. Essa gestão de fundos multimercados é remunerada por meio de dois tipos principais de taxas: a taxa de administração e a taxa de performance.

As taxas desse investimento

Os Fundos dessa classe, geralmente, trabalham com dois tipos de taxas que levam a remuneração de seus gestores: a taxa de administração e a taxa de performance.

A taxa de administração é a remuneração paga pela prestação de serviços de gestão e administração, podendo também destinar-se a remunerar os demais prestadores de serviços que operam o fundo de investimento.

Já a taxa de performance é cobrada apenas se a rentabilidade do fundo ultrapassar o indicador benchmark (normalmente chamado de benchmark), que pode ser o CDI, Índice Bovespa, entre outros.

publicidade

Estratégias usadas nos Fundos Multimercados

Os Fundos Multimercados apresentam diversas estratégias com foco na maior rentabilidade para os clientes. Nesse sentido, listamos aqui algumas que são muito comuns.

Na estratégia de macro há operações em diversas classes de ativos, renda fixa, renda variável, e câmbio. Além disso, define diretrizes de investimento com base em avaliações de cenários macroeconômicos de médio e longo prazo.

A direcional comprada e vendida opera ações e derivativos no mercado de renda variável, configurando posições compradas e vendidas, as posições compradas podem ser maiores que vendidas e vice-versa.

Long e short neutro também reúne posições longas e curtas com ativos e derivativos vinculados ao mercado de ações. A diferença entre esta e a operação direcional é que a exposição desses fundos no mercado é neutra. Ou seja, a posição vendida e a posição comprada terão os mesmos valores e parâmetros de apostas, o que neutraliza o investidor, ficando menos exposto à oscilação do mercado.

O post Fundos Multimercados, como funcionam? apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade

publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Generated by Feedzy