Fundos multimercado apresentam rendimentos baixos
Os fundos multimercados, que são aqueles com maior diversificação entre ativos, apresentaram resgates recordes no ano de 2021. Dois dos fatores que afetaram isso foram o aumento da Selic e também o péssimo desempenho da bolsa até o mês passado. Isso faz com que investidores movimentem o portfólio, buscando os ativos mais seguros no atual cenário.
De janeiro a novembro desse ano, a mediana dos retornos desses fundos foi de 0,67%, bem abaixo do menor patamar da taxa Selic. Além disso, a parte de renda variável desses fundos também está sofrendo. Em 2020, a rentabilidade do mesmo período foi de 5,1%.
Cenário interno atrapalhou
No Brasil, a rápida escalada de preços afetou o rendimento dos fundos multimercados. Isso porque com a rápida subida da inflação, os investidores viram o Banco Central aumentar a Selic de forma agressiva. Com isso, é comum ver investidores migrando para os ativos de renda fixa, deixando de mirar nos fundos multimercado.
Dessa forma, os olhares ficaram para CDB, LCI, LCA e até o Tesouro Direto, que opera com taxas bem acima do início do ano. Contribui para isso a inversão da curva de juros, que deixa as taxas do curto prazo ainda maiores. Na última semana, o Banco Central aumentou a Selic para 9,25%, ficando no maior patamar em anos.
Por outro lado, a agência Austin Rating avalia que o Ibovespa foi a segunda pior bolsa de valores do mundo em 2021, ficando na frente apenas da Venezuela. Vale sempre lembrar que, até agora, o Ibovespa perdeu 9,65% em 2021, enquanto o S&P 500 subiu 26,17% no mesmo período.
Contudo, o pior parece ter passado, apesar de o cenário ainda ser de muita cautela no mercado nacional. Ainda, as eleições no ano que vem darão mais volatilidade ao mercado, ao passo que o cenário da política monetária será fortemente monitorado pelos investidores. Atualmente, alguns analistas afirmam ser uma boa hora para entrar nos fundos multimercado.
É hora de comprar os fundos multimercado?
Os analistas começam a se posicionar em termos de buscar maior risco, mas sem perder as atuais oportunidades do mercado. Isso porque não é de se jogar fora um rendimento de 11%, aproximadamente, do Tesouro Prefixado. Por outro lado, a bolsa de valores barata permite que os rendimentos sejam ainda maiores no ano que vem.
Por isso, os fundos multimercados podem representar o investimento ideal agora. Eles diversificam em renda fixa e também em renda variável. Com isso, você consegue investir no melhor dos dois mundos, com valores iniciais baixos e por taxas igualmente satisfatórias. Para isso, é importante analisar os fundos de investimentos disponíveis na sua corretora.
Apesar disso, caso o investidor queira, ele mesmo pode começar a analisar diferentes estratégias de renda fixa e de renda variável, e investir como se ele mesmo montasse seu fundo multimercado. Contudo, fazer isso exige mais trabalho e estudo, o que muitas vezes não atende às suas vontades. Por isso, os fundos multimercado entregam o seu dinheiro a uma gestão profissional e especializada, o que pode dar resultados maiores no longo prazo.