Connect with us

Economia

Fundos imobiliários de shopping já estão valendo a pena?

Publicado

on

Os shoppings foram um dos setores mais prejudicados com a pandemia. Mas, as novas configurações existentes no mercado de shopping como a formação e complexos, fusões e aquisições estão movimentando o setor de forma positiva. Por isso, que hoje nós, do Brasil 123, vamos dizer se os fundos imobiliários de shopping já estão valendo a pena.

Fundos imobiliários: dividendos

A movimentação do mercado aponta para um crescimento significativo na distribuição de dividendos. Considerando o índice P/VP (preço sobre o valor patrimonial), está ocorrendo um desconto médio para compras de cotas dos fundos imobiliários de shopping de 22%. Este valor só está menor do que os fundos de escritórios.

Quais são os dividendos dos fundos imobiliários de shopping?

vale a pena investir em fundos imobiliários de shopping – reprodução unsplash

Atualmente os dividendos dos fundos imobiliários de shopping estão em processo de recuperação, tendo um aumento considerável nos últimos meses. Assim, nos últimos 12 meses, a taxa média de retorno de dividendos subiu de 2,3% para 9,4%.

publicidade

Dessa forma, o rendimento dos shoppings por metro quadrado está significativamente positivo, sendo influenciado pelo aumento nas vendas, receitas com estacionamento e publicidade. Entretanto, este aumento não precisa estar condicionado à renovação dos contratos de locação.

Exemplo disso é o Vinci Shopping, que possui 19 shoppings em sua rede, que significa mais de 4.000 contratos de locação, com vencimentos variados.

O segmento dos shoppings já retomou posicionamento no mercado

Considerando o fundo imobiliário Valora Hedge Fund (VGHF11), que é o maior pagador de dividendos, aproveitou a baixa no mercado de shoppings para aumentar posição em compra de ativos que apresentam maior potencial em ganhos de capital.

Entre os ativos escolhidos pelo fundo imobiliário Valora Hedge Fund para compra, são as cotas de fundos imobiliários de shoppings. Bem como ações de empresas ligadas ao setor de shopping e imobiliário.

Além disso, outro exemplo de fundo imobiliário do setor é o fundo HSI Malls (HSML11), que é uma das principais apostas no setor de shoppings.

publicidade

O HSI Malls possui 15.780.000 de cotas espalhadas entre aproximadamente 120.000 cotistas, tendo como valor unitário da cota de R$ 98,89, o que rende um patrimônio líquido de R$ 1,56 bilhões de reais.

O fundo conta com um portfólio de 5 ativos, que juntos integralizam 127.600 m2 de área bruta locável. Estes ativos estão alocados em três regiões brasileiras: Norte, Nordeste e Sudeste, e o nível de locação é de 95%.

O público consumidor dos ativos é de classe B, seguidos pela classe C.

Um exemplo de ativo do fundo é o Via Verde Shopping, localizado em Rio Branco, no estado do Acre. É o único shopping da cidade e possui a melhor taxa de ocupação entre todos os ativos.

E por fim, o Via Verde Shopping, pode ser proteger da concorrência ampliando seus espaços, pois possui uma boa área para expansão.

publicidade

Então, se você quer saber se os fundos imobiliários de shoppings já estão valendo a pena, a resposta é SIM!!!!

Os shoppings tiveram uma recuperação excelente. Buscando se adequar às novas regras de mercado, formando complexos, fusões e aquisições.

A recuperação ocorreu de forma vertiginosa e hoje, investir em fundos imobiliários de shopping é uma boa opção de investimento.

O post Fundos imobiliários de shopping já estão valendo a pena? apareceu primeiro em Brasil123.

publicidade
publicidade
Clique e Deixe seu Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.