Fundos de Venture Capital: Cresça financiando Startups

Fundos de Venture Capital são considerados uma modalidade de investimento relacionado ao mercado de capitais brasileiro. Mas será que é arriscado investir? 

Nos últimos anos, o mercado de startups brasileiras vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço. Esse crescimento e valorização desse tipo de serviço, garante novas e melhores oportunidades de empreendimento e investimento. Por isso, tem muito investidor de olho nos fundos de venture Capital, apostando que são investimentos que realmente valem a pena. 

Conheça um pouco mais sobre os fundos de Venture Capital 

Fundos de venture capital
Imagem: Istock Photos

Fundos de Venture Capital também são conhecidos como capital de risco, apesar do nome, não é considerado um modelo de investimento são arriscados. 

Esse tipo de investimento tem como foco as empresas de pequeno e médio porte, de natureza privada. Isso porque, são empresas com grande potencial de crescimento e desenvolvimento dentro do mercado. 

Sendo assim, o principal objetivo desses fundos é fazer com que essas empresas se mantenham em crescimento e alavanquem no mercado.  A intenção principal é fazer com que essas empresas aumentem seus lucros através de:

  • Venda total ou parcial da empresa;
  • Oferta de ações no mercado;

Como investir em fundos de venture capital? 

Imagem: Istock Photos

O investimento em Venture Capital pode ser feito assim como muitos investimentos relacionados a fundos de renda variável. Existem pelo menos duas formas consideradas fáceis de começar a investir:  

Investidores individuais 

Investir no mercado de  startups de forma individual, é um dos principais caminhos para fazer parte deste tipo de investimento.  Ao investir capital no momento em que uma empresa ainda está em desenvolvimento, o investidor individual se torna investidor anjo. 

Fundos de investimento

Os fundos de investimento também podem ser chamados de fundos de venture capital, considerada uma das formas mais simples de investir nas Startups. 

Diferente dos investidores anjos, os fundos de investimento requerem menos investimento. No entanto, o tíquete de investimento é considerado bastante elevado. 

Fundos de venture Capital: Saiba porque é importante planejar antes de investir

Fundos de venture Capital
Imagem: Istock Photos

É muito importante que o investidor sempre fique atento ao histórico do gestor ao decidir investir em fundos de capital de risco, como o fundo de venture capital.

Os retornos desse tipo de investimento costumam ser incertos. Por isso, é necessário um balanceamento e escolha de melhores oportunidades na carteira.  Essa escolha deve ser feita com ciência de que será uma garantia para o investimento.  Caso uma das startups investidas quebre, outras serão capazes de pagar a conta e balancear o investimento. 

Esse tipo de fundo de investimento realmente dá alguma rentabilidade?  Quais suas vantagens? 

Imagem: Istock Photos

A resposta é sim. Os fundos de investimento em startups apesar de arriscados e incertos, possuem retornos consideráveis e rentabilidade de até 25% ao ano.  Em casos como os fundos de venture capital do vale do silício, considerado um dos melhores, o retorno pode chegar a até mais de 30% ao ano. 

Além da sua rentabilidade, uma vantagem também considerada importante é a contribuição do crescimento das pequenas e médias empresas que recebem o investimento. Mas é claro que existem outras vantagens, como:

  • Diversificação na carteira;
  • Participação nos rumos das empresas investidas;
  • Potencial de retorno considerado alto;
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.