Fundo quantitativo: Esse investimento vale a pena?
O fundo quantitativo, além de beneficiar com suas tecnologias de investimento, podem ser ótimos ajudantes em investimento
Fundos de investimento são absolutamente comuns dentro de plataformas de investimento. Eles existem como uma forma de analisar algoritmos e fórmulas matemáticas presentes em cada tipo de investimento e aplicação. Ferramentas como o fundo quantitativo são ótimas para quem deseja fazer análises mais profundas de seus investimentos.
O que são fundos quantitativos?
Os fundos quantitativos são conhecidos como fundos de investimento. Sua operação é feita através de cálculos e análises de algoritmos matemáticos. Esse tipo de fundo está sempre se renovando e buscando novas formas de proporcionar ainda mais retorno para os usuários cotistas.
A inteligência artificial, como são chamados os fundos quantitativos, atuam realizando uma arbitragem. Ou seja, analisam de forma completa o histórico dos históricos de mercado.
Dessa maneira, é possível que o investidor ou cotista faça avaliações e identifique assimetrias de preços em vários processos de investimento.
Quais os tipos de fundos quantitativos que existem no mercado de investimento?
Fundos quantitativos podem ser avaliados e classificados seguindo a sua funcionalidade dentro de um sistema. Podendo ser:
Contínuo
O fundo quantitativo contínuo funciona como uma automatização de fundos. Sendo assim, serve para observar os fundos referente ao mercado contínuo.
Intradiário contínuo
O intradiário contínuo puro funciona de acordo com os horários estabelecidos pelo mercado. É capaz de fechar todas as posições mesmo antes de um encerramento oficial, dentro do mercado de investimento.
Intradiário puro
Diferente de todos os outros fundos quantitativos, o intradiário puro não necessita que sua posição seja encerrada. Podendo efetuar suas operações tranquilamente e de acordo com a sua própria programação no mercado.
Como exatamente o fundo quantitativo funciona dentro do mercado?
Dentro do mercado, esse tipo de fundo é mais conhecido como fundos de investimento com estratégias quantitativas.
Neste caso, utilizam consideradas ótimas estratégias para que o investidor efetue compras e vendas de ativos sem dificuldade.
Seu sistema operatório é feito de forma totalmente computadorizada, ou seja, não envolve interceptação de mãos humanas. A estratégia utilizada por esse fundo é a conhecida como backtesting, que assegura a efetividade de cada modelo em proposta. Sendo assim, podem tomar decisões importantes e seguras pelo investidor, como:
- Ao preverem que o preço de ações pode subir, eles compram;
- Ao preverem que o preço de ações pode cair, eles vendem:
Dessa forma é assegurado que o cotista e investidor não perca ou precise ficar sempre reavaliando suas estratégias. A tomada de decisão pode ser imediata.
Vale a pena investir neste tipo de fundo?
O fundo quantitativo é tipo apenas como um dos inúmeros tipos de fundos de investimento encontrados no mercado. Entretanto, muitos cotistas e investidores apostam nessa estratégia. Motivo? Essa estratégia garante diversificação e proteção da carteira de investimento.
Também é capaz de permitir que um investidor possa sempre fazer boas alocações de ativos, evitando perdas e favorecendo rentabilidade. Além disso, esse tipo de investimento é tipo como descorrelacionado dos fundos multimercados. Sendo assim, podem ser bastante voláteis.