Finanças: saiba onde estudar de graça na internet
Se você é um investidor iniciante, deve estar em busca de um local que ensine você sobre finanças para que você consiga organizar a casa. Apesar disso, o excesso de informações pode ser prejudicial no início, principalmente por causa de informações dispersas.
Apesar disso, nesse texto vou mostrar para você onde você pode estudar finanças de forma descomplicada e, claro, de graça!
No YouTube tem várias dicas
A primeira forma de contato com os investimentos e finanças é, majoritariamente, no YouTube. Por isso, alguns perfis são mais recomendados que outros. Os maiores são, de fato, mais completos, mas com mais vídeos, você pode se perder.
Contudo, os dois maiores canais de finanças do Brasil seria um excelente ponto de partida. O Me Poupe!, de Nathália Arcuri, e O Primo Rico, de Thiago Nigro, são os mais completos e termos de conteúdo e didática. Por lá, você vai saber tudo sobre organização financeira, como começar a investir, como analisar ativos e demais assuntos.
Contudo, a abordagem deles é quase exclusivamente pessoal, o que deixa em aberto a importância da política nos seus investimentos. E para você entender mais sobre como a política impacta suas finanças, o canal Financeiro é uma excelente ferramenta. De modo bastante didático, os apresentadores explicam a situação do país e o que isso vai afetar você.
Outro canal menor, mas igualmente rico em conteúdo é o Fonte da Fortuna, que explica de modo bastante didático as principais questões dos seus investimentos. A parte do Tesouro Direto, nesse canal, é uma das melhores abordagens da internet. Vale a pena dar uma olhada.
Finanças no Instagram
Na rede social das fotos também é possível seguir perfis de finanças, de modo a ter uma abordagem mais curta e simples dos investimentos. Por isso, alguns perfis são melhores que outros, no que diz respeito à quantidade de temas e, claro, de atualizações.
O perfil de Bruno Perini é um dos melhores para quem quer saber sobre economia, criptomoedas, investimentos e tudo que envolve finanças de forma rápida. Isso porque Bruno é extremamente didático em um curto espaço de tempo. Dessa forma, ele consegue abordar diversos assuntos de modo simplificado.
Outro perfil com linguagem bastante acessível é de Breno Perrucho, o Jovem de Negócios. Famoso por falar para os jovens de forma acessível e simples, o perfil acabou se tornando universal no mundo dos investimentos. O canal é tão bom que no ano passado, o Grupo Primo Rico, de Thiago Nigro, comprou 20% do canal por um valor estratosférico. O valor pago foi de R$1 milhão, o que significa que o valor do canal girava, à época, em torno de R$5 milhões.
Além do perfil, Breno Perrucho tem um canal de finanças no YouTube com diversos temas bem legais. Vale a pena conferir também.
Cursos gratuitos
Além de perfis no YouTube e Instagram, alguns cursos gratuitos estão disponíveis na internet para quem quer começar.
No site da ANBIMA, o setor educacional é bastante forte. Além disso, o próprio site da B3 tem mais informações básicas a investidores iniciantes. É só entrar lá e conferir!