Fim da TV Box Pirata: Anatel começa o processo de bloqueio e afirma que clientes já reclamam

No início do mês de fevereiro, a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações), anunciou que iniciaria uma guerra para conseguir o fim da Tv Box Pirata, segundo a Tilt que já começou a desativar remotamente os aparelhos de gatonet usados para usufruir, de maneira digital, do sinal de TV paga e plataformas de streaming.

Sendo assim, em uma entrevista a Tilt, o superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius, explicou como os bloqueios acontecem. Dessa forma, ele disse que os clientes destes serviços já estão sentindo o impacto. Apesar disso, ele admite que é impossível acabar de vez com o uso ilegal do conteúdo pago audiovisual.

Nesse sentido, ao recorrer aos dados de associações do setor, a Anatel estima que são aproximadamente 7 milhões de aparelhos de TV Box Pirata no Brasil. Lembrando que a agência conta apenas os não homologados. Em suma, esses são os aparelhos que não passaram por testes de conformidade necessários para certificação. E assim, ser liberada a venda no país. No entanto, o número de usuários, mesmo que em projeção, é bem maior.

Meu TV Box Pirata parou de funcionar

Antes de mais nada, a Anatel não informa o número de aparelhos bloqueados e nem mesmo o modelo do aparelho em questão. Entretanto, Tercius comenta que já existem pessoas admitindo o golpe em fóruns na internet que são dedicados à pirataria.

Você Também pode gostar:

Neste mesmo sentido, o presidente da agência, Carlos Baigorri, informou aos jornalistas no MWC, que, nada mais é que o maior evento de tecnologia móvel do mundo, que tem pessoas ligando para a agência reclamando que a TV Box parou de funcionar.

Entenda: Acabar com Tv Box Pirata x Combater risco de segurança

Embora a alardeada como uma guerra a Tv Box Pirata, a ação, segundo a Anatel, é para assegurar a integridade das redes de internet domésticas.

Sendo assim, se antes a pirataria do sinal fechado de TV era feita por decodificadores, ou seja, por dispositivos que “quebram” o código de operadoras a cabo ou via satélite de forma clandestina, com o passar do tempo, essas caixinhas que conectam uma TV à internet acabaram caindo no gosto do brasileiro.

É importante deixar claro que estes aparelhinhos não só permitem o acesso a canais pagos, como também abrem conteúdo de streaming. Dessa forma, é possível dizer que há riscos. Afinal de contas, entre 2021 e 2022, a agência concluiu que modelos de TV Box Pirata comprometem a segurança das pessoas. Isso ocorre, pois permitem:

Primeiramente, o roubo de dados de aparelhos que estejam na mesma rede de internet da TV Box. Nesse sentido, estão inclusas até capturas de tela de celulares ou computadores;
Do mesmo modo, o uso da rede a que estão conectados para executar ataques de negação de serviço. Isso acontece quando uma grande quantidade de computadores se juntam em prol de derrubarem uma plataforma quando fazem acessos simultâneos.

Como é feito o bloqueio da Gatonet?

Sobretudo, vale ressaltar que o fim da TV Box piratas funciona baseando-se em denúncias recebidas. Com isso, em suma, qualquer pessoa pode denunciar.

Por outro lado, ou seja, na prática, são mais bem recebidos os informes feitos por associações de TV paga e serviços de streaming. Em especial os que têm laboratórios para testar aparelhos e elaborar relatórios mais robustos.

Nesse caso, se essas denúncias procederem, as operadoras de backbone do Brasil são acionadas. Então, essas empresas conectam a internet do Brasil com a do resto do mundo. Nesse sentido, Tercius ainda explica que são elas que realizarão o bloqueio por IP. Também vale dizer que são esses os protocolos usados pelas TV Box e “múltiplas técnicas”.

Primordialmente, é necessário frisar que a Anatel não informa que “múltiplas técnicas” são essas. Além disso, o bloqueio por IP pode ser complexo, principalmente, porque a maioria das conexões residenciais contam com endereços dinâmicos. Sendo assim, isso tornaria o processo, no máximo, temporário.

Por fim, também é válido salientar que os provedores costumam atribuir a clientes residenciais uma faixa de IPs mutáveis, pois assim, são mais baratos. No entanto, para empresas, a prática é fornecer IPs estáticos.

O post Fim da TV Box Pirata: Anatel começa o processo de bloqueio e afirma que clientes já reclamam apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.